Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Será demência? Os quatro sinais de alerta de que ninguém fala

Esteja atento!

Será demência? Os quatro sinais de alerta de que ninguém fala
Notícias ao Minuto

06:00 - 12/11/21 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Demência

Apesar de a idade ser o maior fator de risco para a demência, as patologias neurodegenerativas também pode manifestar-se em pessoas mais jovens. Por isso, é importante saber identificar sintomas subtis que, além da perda de memórias recentes e da dificuldade em realizar tarefas diárias, podem ser sinais precoces da doença. 

Tendo isso em mente, o diário britânico de Sun reuniu quatro sinais de alerta. Veja abaixo:

1- Problemas de visão e perda de audição

Um estudo realizado este ano pelo Biobank, do Reino Unido, demonstrou que pessoas com degenerescência macular, uma doença degenerativa da área central da retina que conduz a uma diminuição acentuada e irreversível da visão central, têm 25% mais probabilidade de vir a sofrer de demência. Também constatou que as pessoas com cataratas apresentam um risco 11% superior de demência e que quem sofre de doenças da visão relacionadas com a diabetes correm 61% mais risco face às restantes. 

A perda de audição é outro dos sinais de demência, concluiu um outro estudo, conduzido por especialistas da Universidade de Oxford.

2- Mudanças de humor

Deixou de achar graça a piadas com as quais costumava rebolar a rir? As alterações do humor e de personalidade e a irritabilidade inexplicável são uma constante no seu dia a dia? Luta para compreender o sarcasmo? Más notícias: tudo isso pode ser um sinal precoce de demência. 

3- Doenças da gengiva

A ligação deve-se à fraca saúde, em geral, e a várias doenças, como a diabetes tipo 2, tensão arterial elevada, 'mau colesterol', obesidade e alcoolismo.

4- Isolamento 

Tende a afastar-se cada vez mais da família e amigos? Consulte um médico para despistar outras condições, como a menopausa, depressão, problemas de tiroide ou mesmo falta de vitamina, antes de assumir que é um sinal de demência. 

Leia Também: Sinais precoces de demência podem ser detetados no sangue, revela estudo

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório