Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 17º

Afinal, há um tipo de gordura que diminui o risco de AVC

Quem o diz é a Harvard School of Public Health, nos Estados Unidos. 

Afinal, há um tipo de gordura que diminui o risco de AVC
Notícias ao Minuto

09:00 - 09/11/21 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Acidente vascular cerebral

A gordura animal aumenta o risco de acidente vascular cerebral (AVC), enquanto a de origem vegetal é responsável pelo efeito oposto, sugere um estudo preliminar da Harvard School of Public Health, nos Estados Unidos. 

As descobertas revelam que o tipo de gordura é mais importantes do que propriamente a quantidade ingerida. Para chegar a essa conclusão, os autores do estudo cruzaram dados com 27 anos de 117 136 pessoas.

Durante a investigação, 6189 participantes sofreram derrames, 2967 dos quais isquémicos e 814 hemorrágicos. Os participantes com o consumo mais alto de gordura animal apresentaram 16% mais probabilidades de sofrer um derrame. Já aqueles que consumiram mais gordura vegetal demonstram 12% menos hipóteses de sofrer um derrame.

"Se todos puderem fazer pequenas mudanças, tais como reduzir o consumo de carne vermelha e processada, os benefícios para a saúde pública serão enormes", disse o principal autor do estudo, Fenglei Wang. " Ninguém precisa de olhar para estes dados e tornar-se vegetariano se não for essa a sua vontade, mas substituir uma refeição de carne vermelha por uma opção vegetariana uma vez por semana vai ser bom para a saúde cardiovascular."

O AVC, recorde-se, é a principal causa de morte em Portugal. De acordo com a Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral, Portugal é, na Europa Ocidental, o país com a mais elevada taxa de mortalidade, sobretudo na população com menos de 65 anos.

A assimetria súbita da face, a perda súbita de força num braço ou numa perna, fala estranha ou incompreensível, a perda súbita de visão em um ou ambos os olhos ou visão dupla, e dor de cabeça súbita e muito intensa são alguns dos sintomas mais comuns. 

Leia Também: O AVC é a principal causa de morte e incapacidade em Portugal

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório