Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

Comprimido da Pfizer pode reduzir em 89% risco de hospitalização e morte

A farmacêutica norte-americana garante a eficácia do antiviral em doentes de alto risco.

Comprimido da Pfizer pode reduzir em 89% risco de hospitalização e morte
Notícias ao Minuto

11:51 - 05/11/21 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Covid-19

O comprimido experimental da Pfizer contra o novo coronavírus reduz em quase 90% o risco de hospitalização e de morte em pessoas de alto risco infetadas com o SARS-CoV-2, segundo os resultados preliminares de um estudo feito pela própria farmacêutica norte-americana.

O fármaco (Paxlovid), desenvolvido para impedir que o vírus se propague, está a ser testado pela Pfizer. De acordo com a farmacêutica, não foi relatada nenhuma morte entre os 775 voluntários. Os participantes nos ensaios clínicos tomaram o medicamento juntamente com outro antiviral - ritonavir.

De acordo com a Pfizer, foram hospitalizados menos de 1% dos participantes. "É raro ver medicamentos com quase 90% de eficácia e 100% de proteção contra a morte", afirma o cientista daquela farmacêutica Mikael Dolsten, em entrevista à agência noticiosa norte-americana AP.

Dados do estudo mostram que 19% dos participantes que receberam o tratamento sofreram efeitos adversos. Contudo, a farmacêutica recusa-se a adiantar mais pormenores. 

Para já, a Pfizer pretende enviar os resultados obtidos "assim que possível"  para a agência que regula os medicamentos nos Estados Unidos (Food and Drug Administration).

Recorde-se que, o comprimido da concorrente Merck já está a ser analisado pela Food and Drug Administration. Esta quinta-feira, a agência reguladora do medicamento do Reino Unido deu luz verde ao antiviral (molnupiravir) que deve ser tomado durante cinco dias.

[Notícia atualizada às 12h10]

Leia Também: Cientistas desvendam mistério do porquê de a Covid matar uns e não outros

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório