Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

Bomba relógio. Cinco sinais de que está prestes a sofrer um AVC

O médico Nishant Shanker Yagnick, Consultor Sénior de Cirurgia, no Columbia Asia Hospital, em Palam Vihar, partilhou com o jornal Times of India cinco sinais chave de que pode estar em vias de sofrer um acidente vascular cerebral (AVC).

Bomba relógio. Cinco sinais de que está prestes a sofrer um AVC
Notícias ao Minuto

07:43 - 29/10/21 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Acidente vascular cerebral

"Tempo é cérebro" - afirma Yagnick. Afinal, quanto mais tempo é desperdiçado entre o início de um AVC e a toma de medicação ou realização de cirurgia necessária para travá-lo, maior é a quantidade de matéria cerebral afetada e perdida, conta o médico aquele jornal. 

Como tal, o Dr. Nishant Shanker Yagnick, partilhou cinco sinais que ajudam a perceber de imediato se  alguém está a ter um acidente vascular cerebral. A saber:

1. Equilíbrio: muitas vezes, quando uma pessoa tem um AVC começa por queixar-se de problemas vagos, como uma perda de equilíbrio ou tontura súbita ou a sensação de cabeça pesada. Consequentemente, tende a agarrar-se a algo ou a sentar-se.

Leia Também: Porquê falar de saúde mental e AVC? Médica responde

2. Problemas oculares: a pessoa pode reclamar que a sua visão está a ficar turva. Neste ponto, pode culpar algo como apanhar sol em excesso ou não ter bebido água suficiente ao longo do dia. Este é o momento em que deve começar a observar o indivíduo doente com muita atenção. 

3. Rosto assimétrico: quem sofre um derrame apresenta metade do rosto (particularmente a metade inferior de um lado do rosto) inclinado ou flácido. Ao falar, irá parecer que um lado da face não está a fazer qualquer expressão. Comumente os pessoas que viram outras a ter um AVC afirmam que observaram o seu rosto a contorcer-se. O que está a ocorrer, é que um lado não faz qualquer expressão, então o outro lado parece que está a mover-se mais do que o habitual, causando uma torção como expressão.

4. Fraqueza dos braços: a fraqueza do braço não é tão óbvia como parece. Uma pessoa que experiencia um derrame só irá reparar nessa fraqueza no momento em que tentar agarrar algo ou quando os objetos lhe caem da mão. Na maioria das vezes, se estiver sentado, o paciente cai da cadeira para o lado que é afetado. Tal sucede porque os músculos do tronco também estão paralisados e são incapazes de sustentar o peso do próprio corpo.

5. Fala: uma pessoa que sofre de um acidente vascular cerebral (especialmente se o AVC é do lado esquerdo do cérebro) vai mostrar problemas com a fala. Muitas vezes, esta é a primeira coisa que é notado se o paciente está a falar com alguém frente a frente. O paciente pode ficar silencioso, pálido, confuso. Pode continuar a repetir uma palavra, ou o discurso pode tornar-se arrastado ou até mesmo irrelevante.

O derrame cerebral é um evento súbito que muda a vida a vida da pessoa, alerta Yagnick. 

Todavia, se detetado atempadamente e o doente for rapidamente levado a um hospital ou a uma instalação de neurociência capaz, não é apenas controlável, mas também curável em muitos casos. 

O AVC pode acontecer a qualquer um, em qualquer lugar e o conhecimento dos cinco sinais mencionados pode ser a diferença entre a vida e a morte da pessoa à sua frente. 

A Direção-Geral da Saúde (DGS) apontou que o número de doentes tratados precocemente com revascularização, nos hospitais, aumentou significativamente, sublinhando que metade dos doentes internados com um acidente vascular cerebral (AVC) é tratado em unidades especializadas de AVC (UAVC).

"Os elementos recolhidos junto das unidades hospitalares revelam que, entre os cerca de 25 mil doentes internados anualmente por AVC isquémico ou hemorrágico, cerca de 50% são tratados em UAVC, percentagem que tem aumentado progressivamente ao longo dos anos", lê-se numa nota disponível no 'site' da DGS.

Leia Também: O AVC é a principal causa de morte e incapacidade em Portugal

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório