Meteorologia

  • 20 JANEIRO 2022
Tempo
13º
MIN 5º MÁX 14º

Edição

Pouse o cigarro! Especialistas dão dicas para deixar de fumar

Fumar está associado a um maior risco de incidência de doenças como cancro do pulmão, coronárias e de acidentes vasculares cerebrais.

Pouse o cigarro! Especialistas dão dicas para deixar de fumar

Segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC), existem muitos motivos para abandonar o cigarro e todos eles remetem para a saúde como um todo. Sendo que o hábito, aumenta o risco de desenvolvimento de cancro, doenças cardíacas, incidência de AVC's e aparecimento de cataratas, entre outros problemas debilitantes e potencialmente fatais. 

Porém, se dizer a alguém para deixar de fumar é fácil… a verdade, é que todos sabemos que abandonar o vício é custoso e por vezes pode inclusive parecer impossível. 

Leia Também: Pesquisa destaca efeitos da canábis recreativa na memória de fumadores

Como tal, o portal especializado em saúde Mayo Clinic, citado pelo site Nova Mulher, recomenda que os fumadores comecem por procurar ajuda médica ou realizar um tratamento à base de reposição de nicotina com adesivos, com pastilhas de nicotina ou inaladores prescritos. 

Mas, há mais. De acordo com os especialistas, é importante evitar determinados gatilhos para não sentir desejos súbitos. Por exemplo: ao invés de beber café, que geralmente está associado ao hábito de fumar, pode mastigar uma pastilha sem açúcar ou frutos secos, como nozes e amêndoas.

Adicionalmente, a prática regular de exercício físico e de técnicas de relaxamento como a meditação também podem ajudar a contrariar a vontade de fumar. Além, do apoio da família, amigos e até mesmo de programas especializados para ex-fumadores. 

O site MedlinePlus, destaca ainda que o estilo de vida do indivíduo deve mudar de modo a que os hábitos do dia a dia não lhe recordem o consumo do cigarro.

Por fim, os especialistas reiteram que é essencial não desanimar ou desistir, visto que há quem necessite de várias tentativas para vencer o vício do tabaco.

Leia Também: Principais sintomas físicos e mentais da abstinência de nicotina

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório