Meteorologia

  • 21 OUTUBRO 2021
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 23º

Edição

Chakall apresenta novo programa 'Educando Noa', para miúdos e graúdos

'Educando a Noa', em exibição no canal Casa e Cozinha, é o nome do novo programa de Chakall que conta com uma companhia muito especial - a sua filha Noa. O Lifestyle ao Minuto falou com o conceituado chef para saber mais sobre esta produção nacional

Chakall apresenta novo programa 'Educando Noa', para miúdos e graúdos - 'Educando a Noa', em exibição no canal 24Kitchen, é o nome do novo programa de Chakall e que conta com uma companhia muito especial - a sua filha Noa. O Lifestyle ao Minuto falou com o conceituada chef para saber mais sobre esta produção nacional

Em 'Educando Noa' os portugueses podem  partir numa viagem gastronómica e saber mais sobre a cultura e história de Portugal. 

"(…) a minha filha não sabe de onde vêm os nossos produtos, não sabe como são as pessoas que trabalham no campo, não conhece um prato feito no campo. A globalização tem um lado positivo e um lado negativo, o país não se conhece através de um ecrã, conhece-se viajando, este programa é para que as pessoas peguem nos filhos e deem um salto a um qualquer canto deste maravilhoso país", diz Chakall. 

Esta produção nacional, encabeçada pelo popular chef e pela pequena aventureira Noa promete conquistar crianças e adultos.

Ao Lifestyle ao Minuto, Chakall falou sobre este programa que já está em exibição no canal Casa e Cozinha. 

O que nos pode dizer sobre o seu novo programa 'Educando a Noa'? De onde surgiu a ideia para este programa?

Quando a minha filha tinha três anos comprei uma mota antiga em Itália. Quando ela chegou a Portugal não sabia o que fazer com a mesma. Por outro lado, andava (pre Covid) de um lado por outro e não passava tempo suficiente com ela, comecei a escrever um guião de uma viagem pai e filha, filha e pai, comecei a sonhar uma casa de bonecas onde tivesse tudo e o resultado vai ser visto agora.

Leia Também: Delicie-se com estas três receitas do chef Tony Martins

Como é que acha que o 'Educando Noa' pode contribuir para uma melhor educação alimentar das crianças?

Acho que as crianças (tenho cinco filhos) passam muito tempo ligados online, não porque queiram  mas porque para nós pais e mais fácil,  porque eles, na realidade, querem ter jogos reais. Acho que vai abrir os olhos (espero) e perceber que pode existir um mundo real - imaginário que nos transporta. Às vezes penso como inspiração inconsciente na 'Vida é Bela'. 

Pessoalmente para si, como chef e pai, o que significa os mais novos saberem mais sobre a gastronomia, história e tradições do próprio país? Sobretudo num momento em que o mundo está cada vez mais globalizado?

Tudo começa porque que nós moramos em Lisboa e a minha filha não sabe de onde vêm os nossos produtos, não sabe como são as pessoas que trabalham no campo, não conhece um prato feito no campo. O globalização tem um lado positivo e um lado negativo, o país não se conhece através de um ecrã, conhece-se viajando, este programa é para que as pessoas peguem nos filhos e deem um salto a um qualquer canto deste maravilhoso país. Eu estou surpreendido com os locais que encontrámos, as terras que sinceramente não imaginava como eram, algumas muito perto de Lisboa.

Pode dizer-nos o nome de alguns dos destinos que vão visitar?

Posso mencionar algumas terras: Lourinhã, Coruche, Vieira do Minho, Santa Maria da Feira, Torre de Moncorvo, Figueira de Castelo Rodrigo…

É um programa para miúdos e graúdos?

Espero bem que sim!

Como é que a sua filha encarou este desafio?

No principio foi mais difícil, depois começou a controlar o programa… ela e a apresentadora…

Ela gosta de cozinhar?

Gosta de viajar, cozinhar e pregar partidas.

Ensina receitas fáceis que as próprias crianças podem preparar?

Receitas com produtos locais sobretudo, a ideia é misturar coisas saudáveis e comida típica 

Que conselho daria aos pais para fomentar o gosto dos mais novos pelos sabores da gastronomia portuguesa?

Que viajem com os filhos e descubram destinos portugueses maravilhosos para crianças… e para os pais.

Leia Também: Restaurante Belcanto é o único português entre os 50 melhores do mundo

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório