Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Homem que teve Covid-19 é diagnosticado com síndrome do ânus inquieto

Um novo estudo revela que semanas após ter recuperado da infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19, um idoso de 77 anos terá começado a experienciar sintomas anais similares aos associados à síndrome das pernas inquietas.

Homem que teve Covid-19 é diagnosticado com síndrome do ânus inquieto
Notícias ao Minuto

08:03 - 04/10/21 por Notícias ao Minuto

Lifestyle doença de Willis-Ekbom

Numa pesquisa divulgada no jornal científico BMC Infectious Diseases e citada pela prestigiada revista Galileu, três investigadores da Universidade Médica de Tóquio, no Japão, apresentam o caso de um homem de 77 anos que havia sido internado no hospital com Covid-19. Sendo que passado 21 dias, o indivíduo havia recuperado do quadro respiratório, mas continuava a sofrer de sintomas de ansiedade e insónias. 

Entretanto, algumas semanas após ter tido alta, o idoso terá começado a manifestar sintomas de desconforto interno no ânus, a aproximadamente 10 centímetros da região perineal. O que terá originado no homem um impulso para se mover constantemente, sentindo um agravamento da sensação de mal estar ao se sentar e durante a noite.

O homem, foi então, sujeito a múltiplos exames, tais como colonoscopia e análises neurológicas, que não detetaram nenhum problema em concreto. 

Leia Também: Sintomas associados à toma da dose de reforço da vacina contra a Covid-19

Consequentemente, reporta a revista Galileu, os médicos começaram a considerar o caso como de síndrome do ânus inquieto - ou doença de Willis-Ekbom -, uma variação da síndrome das pernas inquietas.

Segundo os clínicos, os sintomas apresentados pelo indivíduo ajustam-se a manifestações comuns da condição que afeta os membros inferiores, nomeadamente vontade súbita de se mexer, agravamento durante o repouso e à noite, e por outro lado melhora com a prática de exercício físico. 

Até ao momento a doença de Willis-Ekbom não tem uma causa conhecida.

Um estudo publicado em 2017 no PLOS One revela indica que a condição está frequentemente associada a outras como depressão, ansiedade, declínio cognitivo, dor crónica e doenças cardiovasculares.

Mais ainda, estima-se que afete entre 3,9% a 14,3% da população geral.

Os médicos japoneses afirmam que não se sabe como é que a bizarra síndrome pode estar relacionada com a Covid-19 e que nenhum estudo prévio tinha ainda associado a condição no ânus à infeção pelo novo coronavírus. 

Leia Também: Uma em cada três pessoas tem sintomas de Covid seis meses após infeção

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório