Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 22º

Fármaco experimental reduz em 50% efeitos graves da Covid

A MSD e a Ridgeback afirmam que um comprimido experimental reduz em metade as hospitalizações e mortes de pessoas recentemente infetadas pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19 - acrescentando, que em breve irá pedir a autorização para o uso do mesmo a reguladores nos Estados Unidos e em todo o mundo.

Fármaco experimental reduz em 50% efeitos graves da Covid
Notícias ao Minuto

12:34 - 01/10/21 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Pandemia

De acordo com a AP News, se receber a devida autorização das autoridades de saúde, o fármaco desenvolvido pela MSD e pela Ridgeback Biotherapeutics será o primeiro capaz de tratar eficazmente a Covid-19, tratando-se assim de um avanço sem precedentes na luta contra a pandemia que está a devastar o mundo. Atualmente, todos os tratamentos autorizados nos Estados Unidos requerem um IV ou injeção. 

Em comunicado, a MSD e da Ridgeback afirmam que resultados preliminares de pacientes que receberam o medicamento, chamado molnupiravir, mostram que cinco dias após manifestarem sintomas de Covid estes registaram uma necessidade 50% menor de hospitalização e a probabilidade de morte também desceu para metade, comparativamente a doentes que tomaram um placebo.

O estudo monitorizou 775 adultos que sofriam de Covid-19 moderada a grave e que eram considerados doentes de alto risco devido a sofrerem de comorbidades prévias como obesidade, doenças cardíacas ou diabetes. 

Entre os pacientes que tomaram molnupiravir, 7,3% foram hospitalizados ou morreram ao final de 30 dias, contra 14,1% dos que tomaram o comprimido placebo.

Adicionalmente, não foram registados óbitos no grupo que recebeu o molnupiravir após esse período comparado com oito óbitos no grupo placebo, lê-se no documento.

Os resultados foram divulgados pela empresa e ainda não foram revistos por pares, mas a MSD diz estar a planear apresentá-los numa futuro encontro médico. 

[Notícia atualizada às 18h20]

Leia Também: Pfizer testa comprimido que poderá prevenir infeção pelo novo coronavírus

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório