Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Estudo dá "novas evidências" de que vacinação é segura na amamentação

Um estudo das Faculdades de Medicina e de Enfermagem da Universidade da Cantábria, em Espanha, mostrou que as vacinas contra o novo coronavírus não causaram efeitos adversos às mulheres em fase de amamentação, informou a instituição, em comunicado.

 Estudo dá "novas evidências" de que vacinação é segura na amamentação
Notícias ao Minuto

06:26 - 29/09/21 por Lusa

Lifestyle Covid-19

Publicado na revista International Journal of Environmental Research and Public Health (Jornal Internacional de Investigação Ambiental e Saúde Pública, na tradução portuguesa), o trabalho conduzido por investigadores das Faculdades de Medicina e de Enfermagem da Universidade da Cantábria revela que, a partir da análise ao leite materno e ao sangue, todas as mães vacinadas produziram anticorpos, independentemente da vacina comercial administrada.

A partir das amostras de leite recolhidas junto de 110 mães com vacinas da Pfizer, da Moderna ou da AstraZeneca, a equipa da universidade de Santander, no norte de Espanha, encontrou anticorpos para a resposta ao vírus SARS-Cov-2, com "efeito protetor para as crianças", adiantou a principal investigadora do estudo, Carolina Lechosa.

Ainda de acordo com a Universidade da Cantábria, os investigadores vão acompanhar a evolução das reações das mães e dos bebés, para analisarem os efeitos dos anticorpos seis meses após a vacinação.

A equipa das Faculdades de Medicina e de Enfermagem declarou ainda que, em "termos de implicações para a prática clínica", os resultados apoiam a "evidência limitada" até agora disponível sobre "a segurança das vacinas e a presença de anticorpos no leite materno e no sangue das mulheres que amamentam".

Leia Também: Grávidas totalmente vacinadas passam anticorpos aos bebés no útero

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório