Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Não gosta de brócolos ou couve-flor? Ciência explica o motivo

Composto existente em plantas da família Brassica causa um odor desagradável ao reagir a enzimas presentes na saliva.

Não gosta de brócolos ou couve-flor? Ciência explica o motivo
Notícias ao Minuto

10:00 - 23/09/21 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Curiosidades

Não gosta de brócolos, nem de couve-flor e couve-de-Bruxelas nem pensar!? Ora, de acordo com a ciência tal não significa que esteja a ser 'esquisito'.

Um novo estudo divulgado no Journal of Agricultural and Food Chemistry e citado pela revista Galileu, indica que há uma explicação inerentemente biológica para esse desdém - um componente abundante nesses alimentos, que pertencem à família Brassica, reage às enzimas da saliva, podendo por sua vez provocar odores desagradáveis.

O composto, denominado sulfóxido de S-metil-cisteína, causa a produção de compostos de enxofre voláteis, que emitem um mau odor. Processo esse que ocorre quando a substância entra em contato com uma enzima fabricada nos tecidos das plantas e por bactérias na saliva de alguns indivíduos.

Leia Também: Pobre em calorias e cheio de vitaminas! Use e abuse do tomate

Os investigadores do órgão de pesquisa australiano Commonwealth Scientific and Industrial Research Organisation (CSIRO), explica a revista Galileu, detetaram os compostos de odor presentes na couve-flor e no brócolos, tanto crus quanto cozidos no vapor, usando espectrometria de massa.

De seguida, os especialistas solicitaram que 98 duplas de pais e crianças entre os 6 e 8 anos de idade classificassem os cheiros das substâncias.

Sendo que o composto com pior avaliação foi o trissulfeto de dimetila, que se caracteriza por um odor podre e sulfuroso. Adicionalmente, os investigadores analisaram amostras de saliva e misturaram-nas com pó de couve-flor crua, de modo a entender como as substâncias voláteis eram fabricadas na reação ao longo do tempo.

Conforme refere a Galileu, os índices dos componentes de enxofre variavam entre os voluntários, porém, entre pais e filhos, na maioria dos casos a taxa foi semelhante.

Os cientistas creem que a variação da produção dessas substâncias de odor é uma potencial explicação para o facto de muitas pessoas não apreciarem brócolos, couve-flor ou couve-de-Bruxelas. 

Leia Também: A fazer dieta? Quatro alimentos enganadores, diga não!

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório