Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Reino Unido inicia ensaio de vacina resistente a todas as variantes

Já começou a ser testada uma vacina 'multivariante' da Covid-19, lançada pela empresa farmacêutica norte-americana Gritstone em colaboração com a Universidade de Manchester e a Manchester University NHS Foundation Trust.

Reino Unido inicia ensaio de vacina resistente a todas as variantes
Notícias ao Minuto

13:14 - 20/09/21 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle GRT-R910

De acordo com os cientistas, o fármaco denominado GRT-R910, que inicialmente está a ser testado em pessoas com mais de 60 anos, tem a capacidade de aumentar a resposta da primeira geração de imunizantes contra a Covid-19 a várias estirpes do SARS-Cov-2, revela um comunicado de imprensa divulgado pela Universidade de Manchester, no Reino Unido.

O ensaio será realizado no NIHR Manchester Clinical Research Facility e na Manchester Royal Infirmary, parte do Manchester University NHS Foundation Trust (MFT). 

Andrew Clarke, um voluntário de 63 anos, foi o primeiro a receber a vacina seguido pela sua esposa Helen, de 64 anos. Ambos reformados e residentes em Bolton.

Igualmente apoiado pela Health Innovation Manchester, espera-se que o ensaio recrute um total de 20 voluntários e que os primeiros dados acerca da eficácia e segurança da vacina sejam divulgados no primeiro trimestre de 2022.

Entretanto, os resultados dos estudos pré-clínicos que levaram ao desenvolvimento da vacina serão publicados conjuntamente pela farmacêutica Gritstone e pelos Institutos Nacionais de Saúde no final do ano.

Parte do programa CORAL da Gritstone, a GRT-R910 é uma vacina auto amplificadora de mRNA de segunda geração do SARS-CoV-2 - ou SAM, que fornece antígenos de ambas as proteínas espículas e não espículas do coronavírus. 

As vacinas SAM, dizem os seus criadores, podem levar à redução das doses da vacina ou eliminar a necessidade de tomas repetidas - com o potencial de promover respostas imunes mais fortes, duradouras e contra todas as variantes do SARS-CoV-2.

Leia Também: Covid-19: Pfizer diz que vacina é eficaz em crianças dos 5 aos 11 anos

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório