Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Ébola: Novas epidemias podem surgir de humanos infetados antes

Um artigo publicado hoje na revista científica Nature afirma que novas epidemias podem surgir de seres humanos infetados durante uma epidemia anterior, segundo a análise de 12 doentes infetados com o vírus Ébola na Guiné-Conacri.

Ébola: Novas epidemias podem surgir de humanos infetados antes
Notícias ao Minuto

17:55 - 15/09/21 por Lusa

Lifestyle Ébola

"Mostramos claramente que, mesmo após quase cinco anos, novas epidemias podem surgir da transmissão por seres humanos infetados durante uma epidemia anterior", lê-se no estudo, citado pela agência France-Presse.

A possibilidade resulta da análise de vírus retirados de 12 doentes infetados durante a anterior epidemia de Ébola, na Guiné-Conacri, país que faz fronteira com, entre outros, a Guiné-Bissau.

O surto, que terminou em junho, matou seis pessoas, um número baixo para uma doença relativamente pouco comum, mas particularmente mortal para os infetados.

O número contrasta fortemente com a epidemia de há alguns anos, que matou 11 mil pessoas entre 2013 e 2016 neste país africano e nos seus vizinhos.

Em cinco anos, aponta-se no estudo, o vírus mudou muito pouco, o que é uma surpresa, porque seria de esperar que o vírus tivesse sofrido uma mutação muito maior durante os últimos anos.

Leia Também: OMS diz que "não há provas" da presença do vírus Ébola na Costa do Marfim

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório