Meteorologia

  • 28 SETEMBRO 2021
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 23º

Edição

Seis estratégias alimentares para tratar e prevenir a pele seca pós-verão

A pele seca é infelizmente uma consequência natural da exposição ao sol.

Seis estratégias alimentares para tratar e prevenir a pele seca pós-verão
Notícias ao Minuto

17:34 - 15/09/21 por Notícias ao Minuto 

Lifestyle Pele hidratada

Além de aplicar produtos cosméticos para garantir a hidratação da pele, a Weleda, aconselha o consumo de uma dieta equilibrada e plena, repleta de alimentos com betacaroteno, zinco, vitamina H, ómega 3 e ómega 6 para combater a secura da derme. 

Siga estas dicas recomendadas pela marca:

1. Primeiro que tudo: beba muita água!

"Mais de 70% do nosso corpo é constituído por água - incluindo a nossa pele, que é o nosso maior órgão. Para que o nosso metabolismo funcione corretamente, necessita de um abastecimento suficiente de líquidos – no mínimo, 1,5L de água por dia. Uma pele especialmente seca pode beneficiar imenso com isto". 

Leia Também: Três super dicas para combater a pele seca nos meses de verão

2. Gorduras? Absolutamente, mas as certas!

"Os ómega 3 não saturados de peixes gordos, bem como os de origem vegetal das sementes de chia e do óleo de linhaça, por exemplo, podem preencher as reservas lipídicas da pele a partir do interior e estabilizar a sua barreira protetora natural". 
 
3. Frutas e legumes cor de laranja

"A cor brilhante de alimentos tais como damascos, cenouras, ou mesmo dos pimentos amarelos e vermelhos, indica os seus altos níveis de betacaroteno, um precursor da vitamina A. Como antioxidante, o betacaroteno é eficaz na prevenção da pele seca e envelhecida". 
 
4. Alimentos frescos ricos em biotina

"A biotina, também conhecida como vitamina B7 ou simplesmente vitamina H, é considerada como a vitamina cutânea por excelência. Boas fontes são a gema de ovo, flocos de aveia, salmão e arenque, tomate e espinafres, produtos lácteos, bananas e nozes. As nozes e sementes em geral são também ricas em vitamina E, que assegura uma melhor hidratação da pele e adicionalmente suporta a sua camada lipídica". 
 
5. Alimentos com zinco

"A pele seca e gretada que se sente apertada ou com comichão pode indiciar uma deficiência do oligoelemento zinco, que pode ser encontrado em rebentos de centeio e trigo, sementes de abóbora e girassol, queijos duros, peixe e carne, bem como nos flocos de aveia e lentilhas e dar uma boa ajuda". 
 
6. Alimentos a evitar

"No caso de pele seca, é melhor evitar tudo o que drene humidade do corpo - como álcool, cafeína no café e no chá, e sal em excesso. As gorduras trans nos alimentos fritos e cozinhados podem contrair as veias e assim dificultar a circulação sanguínea nas camadas mais profundas da pele". 

Leia Também: Contra a pele seca experimente esta máscara caseira hidratante

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório