Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Prática regular de exercício físico reduz ansiedade em 60%

Pessoas que praticam exercício regularmente podem diminuir o risco de sofrer de ansiedade em quase 60%, revela um novo estudo.

Prática regular de exercício físico reduz ansiedade em 60%
Notícias ao Minuto

09:00 - 13/09/21 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde mental

A pesquisa, publicada na revista Frontiers in Psychiatry, indica que indivíduos com um estilo de vida fisicamente mais ativo apresentaram um risco quase 60% menor de desenvolverem transtornos de ansiedade durante um período de acompanhamento de até 21 anos.

"Essa associação entre um estilo de vida fisicamente ativo e um menor risco de ansiedade foi observada em homens e mulheres", disse a investigadora Martina Svensson, da Universidade de Lund, na Suécia.

Leia Também: Kit de sobrevivência para um regresso ao trabalho sem stress

Estima-se que os transtornos de ansiedade - que normalmente surgem no início da vida - afetem aproximadamente 10% da população mundial e a sua incidência é duas vezes mais comum em mulheres em comparação com os homens.

O novo estudo baseia-se em dados de quase 400 mil pessoas, naquele que é um dos maiores trabalhos de epidemiologia sobre toda a população de ambos os sexos.

Os autores detetaram uma diferença notável no nível de desempenho de exercício e no risco de desenvolver ansiedade entre esquiadores masculinos e femininos.

Embora o desempenho físico de um esquiador masculino não parecesse afetar o risco de desenvolver ansiedade, o grupo com melhor desempenho das esquiadoras teve quase o dobro do risco de desenvolver transtornos de ansiedade em comparação com o grupo fisicamente ativo num nível de desempenho inferior.

"É importante ressaltar que o risco total de ansiedade entre as mulheres de alto desempenho ainda foi menor em comparação com as mulheres fisicamente mais inativas na população geral", disseram os autores.

Leia Também: Doentes internados mais tempo com problemas de mobilidade e ansiedade

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório