Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

Nova variante é detetada na África do Sul (e já está em Portugal)

A África do Sul identificou uma nova estirpe do coronavírus que é atribuída à linhagem PANGO C.1.2 e que já terá chegado a Portugal.

Nova variante é detetada na África do Sul (e já está em Portugal)
Notícias ao Minuto

10:34 - 30/08/21 por Notícias ao Minuto

Lifestyle C.1.2

A C.1.2 foi identificada pela primeira vez em maio de 2021 durante a terceira vaga de Covid-19 na África do Sul, disseram investigadores do Instituto Nacional de Doenças Transmissíveis (NTIC) do país e da Plataforma de Inovação e Sequenciamento de Pesquisas Kwazulu-Natal, avança o Business Standard. 

Desde então, a variante foi detetada na maioria das províncias da África do Sul e em outros sete países que abrangem a África, Europa (incluindo Portugal), Ásia e Oceânia, relataram os investigadores do estudo que ainda não foi revisto por pares e foi publicado na plataforma de pré-impressão medRxiv.

A variante, explicam os cientistas, evoluiu a partir da C.1, uma das linhagens que dominou a primeira vaga de infeções pelo novo coronavírus SARS-Cov-2 na África do Sul e que terá sido detetada pela última vez em janeiro de 2021.

Entretanto, a estirpe C.1.2 está "associada ao aumento da transmissibilidade e à redução da sensibilidade à neutralização", escreveu a equipa, incluindo Catherine Scheepers, da NTIC, no artigo. 

Em comparação com a C.1, a nova estirpe tem "mutado substancialmente" e é muito mais complexa do que o vírus originalmente descoberto em Wuhan, na China, e do que qualquer outra variante de preocupação (VOC) ou VOI detetada até agora em todo o mundo.

Leia Também: Estirpes Alfa e Beta diminuem proteção contra a Covid-19, reitera estudo

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório