Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 22º

Jovens que usam Instagram têm mais chances de querer cirurgia plástica

Investigadores da Universidade de Surrey, no Reino Unido, questionaram 247 jovens mulheres acerca da sua imagem corporal.

Jovens que usam Instagram têm mais chances de querer cirurgia plástica
Notícias ao Minuto

12:00 - 26/08/21 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde mental

Mulheres jovens estão mais propensas a quererem se submeter a cirurgias estéticas se passarem diariamente horas no Instagram, concluiu um novo estudo, citado pelo jornal britânico Daily Mail. 

Especialistas da Universidade de Surrey, entrevistaram 247 jovens mulheres italianas - entre os 19 e os 32 anos - sobre a sua relação com aquela rede social e a insatisfação corporal.

Leia Também: Estudo. Empatia dos adolescentes começa com relações seguras em casa

De seguida, foi mostrado a cada participante um de quatro vídeos de imagens do Instagram - com diferentes graus de sexualização - e os respetivos comentários associados.

Por fim, as mulheres preencheram questionários de seguimento referentes ao nível de insatisfação corporal, humor e futuras intenções de cirurgia plástica.

Consequentemente, a equipa de investigadores descobriu que a exposição a imagens sexualizadas no Instagram tende a aumentar os níveis de insatisfação corporal das mulheres.

Do outro lado do espetro, não foram observados efeitos adversos semelhantes entre as jovens expostas apenas a imagens não sexualizadas. Neste caso, os comentários também não pareceram não ter qualquer efeito.

O trabalho científico foi conduzido pela psicóloga social Francesca Guizzo da Universidade de Surrey e uma equipa de investigadores.

"É um estudo empolgante que reúne diferentes dimensões na pesquisa em saúde mental e destaca fatores de risco", disse Guizzo ao Daily Mail.

"Descobertas como estas mostram que há uma ligação clara entre as imagens sexualizadas a que as jovens são expostas no Instagram e como elas se sentem sobre si mesmas". 

"Dada a popularidade do Instagram como uma das plataformas de media online mais populares do mundo e a crescente prevalência de procedimentos cosméticos, essas conclusões são de particular interesse".

"É preciso fazer mais para combater a negatividade corporal; ações como a divulgação de mensagens de positivismo corporal podem funcionar para melhorar a satisfação do corpo feminino", concluiu a psicóloga. 

Leia Também: Demência também pode surgir em adultos jovens, alerta estudo

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório