Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

A razão por que deve lavar as mãos durante 20 segundos, a ciência explica

Modelo físico-matemático certifica que é preciso higienizar as mãos durante esse período de tempo de modo a eliminar vírus e bactérias.

A razão por que deve lavar as mãos durante 20 segundos, a ciência explica
Notícias ao Minuto

07:28 - 24/08/21 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Higiene

Um novo estudo publicado no jornal Physics of Fluids e citado pela revista Galileu, reitera as recomendações dos órgãos de saúde mundiais, ou seja, é necessário despender pelo menos 20 segundos sob a água da torneira para matar vírus e bactérias prejudiciais. 

O trabalho científico foi levado a cabo por investigadores da empresa Hammond Consulting Limited, no Reino Unido, e simulou a higienização das mãos e os espaços temporais em que patógenos como vírus e bactérias são aniquilados. 

Leia Também: OMS apela à redução de desigualdades no acesso à boa higiene das mãos

De acordo com os especialistas, as partículas nocivas ficam presas nas superfícies ásperas das mãos. Por outras palavras, é como se estas estivessem presas no fundo de um poço e, para saírem dali, a força do fluxo de água deve ser elevado o suficiente para fazê-las subir. Contudo, tal não acontece antes de 20 segundos de lavagem, determinou o estudo.

"Sem surpresa, as partículas permanecem presas, a menos que o fluxo conduzido pelo movimento da parede seja forte em comparação com a profundidade do poço de potencial de aprisionamento. Talvez menos óbvio seja que para muitas posições iniciais o processo de escape para grandes distâncias da parede ocorre ao longo de um grande número de períodos", pode ler-se no documento.

"Com estimativas razoáveis ​​para os vários parâmetros dimensionais, os tempos de escape nesses casos são comparáveis ​​em magnitude aos de lavagem recomendados nas diretrizes de lavagem das mãos", escrevem os investigadores.

Todavia, explica a revista Galileu, não basta lavar as mãos durante 20 segundos se a lavagem não for enérgica - porque o vigor do líquido que flui está dependente da velocidade das mãos em movimento.

Isto é, um fluxo mais forte, remove assim as partículas mais fácil e eficazmente.

"Se mover as mãos muito suavemente e lentamente, as forças criadas pelo fluido não são grandes o suficiente para superar a força que mantém a partícula para baixo", afirma Paul Hammond, autor do estudo, num comunicado emitido à imprensa.

Leia Também: DGS. Lavar as mãos "salva vidas" e é (também) 'aqui' que o deve fazer

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório