Adoce a sua segunda-feira com esta receita tentadora de semifrio de maracujá, divulgada no site da Auchan - uma delícia!
Ingredientes:
Base
100 g flocos de aveia finos
80 g sementes de girassol
60 g ameixa desidratada (peso com caroço) ou outro fruto desidratado
50 ml água à temperatura ambiente
30 ml azeite ou óleo de boa qualidade
1 c. café canela em pó
½ c. café sal marinho
Recheio
250 ml bebida vegetal de aveia
250 ml polpa de maracujá em conserva
30 g ameixa desidratada (peso com caroço) ou outro fruto desidratado
30 g amido de milho ou araruta
Leia Também: Alguém disse sobremesa? Semifrio de limão com leite condensado
1 c. sopa agar-agar em pó
Decoração
q.b. polpa de maracujá do fruto natural
q.b. fisális (facultativo)
q.b. canela em pó (facultativo)
Preparação:
. Pré-aqueça o forno a 180ºC.
. Retire o caroço das ameixas e, juntamente com os restantes ingredientes, adicione num processador.
. Processe até ficar um preparado homogéneo.
. Forre uma forma de diâmetro de 18 cm com papel vegetal e adicione o preparado anterior. Prense sobre a base da forma e a lateral, com mais ou menos de 1 a 2 cm de altura (+/-).
. Leve ao forno entre 10 a 15 minutos. Retire e deixe arrefecer.
Recheio
. Depois de retirar o caroço da ameixas, junte todos os ingredientes do recheio num liquidificador e triture até obter um preparado homogéneo.
. De seguida, adicione o preparado num fervedor ou tacho e leve ao lume. Envolva até espessar e levantar fervura.
. Verta sobre o preparado da base, alise e leve ao frigorifico durante 2 horas no mínimo.
. Decore e saboreie.
Dica do chefe: no recheio, a polpa de maracujá em conserva não foi coada das sementes, pois ao triturar no liquidificador, praticamente nem se sente ao saborear a sobremesa em si. No entanto se quiser pode coar das sementes.
Leia Também: Receita de semifrio de caramelo para a sobremesa