Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Aparelhos nas crianças: A importância de uma intervenção precoce

Rita Martins Silva, especialista em Medicina Dentária na CUF - diferenciada em ortodontia - é a autora do artigo de opinião que se segue.

Aparelhos nas crianças: A importância de uma intervenção precoce
Notícias ao Minuto

11:00 - 23/08/21 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Artigo de opinião

Muitos pais questionam-se  sobre a importância e a necessidade de tratamento ortodôntico para os seus filhos. Idealmente, a primeira avaliação da necessidade de utilizar aparelho deve ser feita por volta dos 6-7 anos de idade. Nesta altura, a criança está a iniciar a troca de dentes e a maior parte dos problemas ortodônticos podem já ser detetados. A existência de dentes de leite não é um impedimento ao tratamento ortodôntico.

Quais são as vantagens de intervir precocemente?

Uma intervenção nestas idades mais jovens pode significar uma abordagem mais simples e mais eficaz, poupando tratamentos mais complicados e dispendiosos em idades mais avançadas. Por isso, importa sensibilizar as pessoas para a importância de não adiar a ida ao dentista - uma tendência particularmente sentida nestes meses de pandemia, onde por receio de contágio as pessoas adiam tratamentos. Aproveito para esclarecer que as unidades de saúde têm em curso circuitos e protocolos que promovem a segurança de doentes e profissionais de saúde, pelo que por medo não faz sentido adiar o tratamento.

Notícias ao Minuto

Rita Martins Silva© DR

O tratamento precoce tira o máximo proveito do crescimento, previne o agravamento do problema e resulta numa maior estabilidade a longo prazo. A facilidade e rapidez do tratamento estão potenciadas e a resposta obtida é geralmente melhor durante a dentição decídua e mista. As vantagens são não apenas estéticas, mas principalmente funcionais, a nível esquelético, dentário, respiratório e fonético.

Qual é a especialidade que devo procurar?

A especialidade envolvida nestes tratamentos é a Ortodontia, ou mais especificamente a Ortopedia Funcional dos Maxilares. Esta é a especialidade que diagnostica, previne, controla e trata os problemas de crescimento e desenvolvimento que afetam os arcos dentários e as suas bases ósseas.

Como funciona este tratamento?

O tratamento realizado por esta vertente é indolor e pouco invasivo, por se basear na utilização de aparelhos removíveis que remodelam as estruturas ósseas, musculares e de articulação da face através de estímulos sensoriais, removendo interferências indesejáveis durante o crescimento e desenvolvimento fisiológico e promovendo uma melhor funcionalidade da arcada dentária. Os aparelhos funcionam estimulando a estrutura óssea da boca, que se remodela de acordo com o tempo de tratamento. Através desta mudança de formato na estrutura o posicionamento dos dentes, da musculatura e das articulações vão se adaptando aos estímulos criados pelo profissional. Estes aparelhos são indicados no tratamento de dentição torta, posição errada do maxilar inferior, mordida cruzada ou aberta, lábios abertos, mau posicionamento da língua, bruxismo, apneia do sono e desordens musculo-esqueléticas da face. 

Como são utilizados estes aparelhos?

O êxito do tratamento depende de quanto mais horas os aparelhos estiverem na boca. Estes devem ser retirados às refeições, e colocados imediatamente após estas, por forma a que haja uma correta funcionalidade de todas as estruturas orais e para que essas estruturas possam receber toda a informação dos aparelhos. Estes são também retirados na hora da escovagem dentária, possibilitando uma manutenção impecável de toda a saúde oral. 

Estes aparelhos podem causar desconforto?

Deverá contar com um período inicial de desconforto após a colocação dos aparelhos, havendo uma fase de adaptação dos lábios, da língua e do maxilar inferior. Também numa fase inicial poderão aparecer úlceras ou aftas na mucosa ou lábios, que geralmente desaparecem depois da fase de adaptação. Nos primeiros dias vai sentir a boca cheia de saliva. Poderão ainda surgir dificuldades na deglutição e na fala. A duração desta fase pode variar em função do doente, mas geralmente as lesões desaparecem depois dos primeiros dias.

Leia Também: Milhões de crianças na Ásia estão em risco devido à crise climática

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório