Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Cancro da cabeça e pescoço: Importância de diagnosticar precocemente

"O cancro de cabeça e pescoço é o sétimo tumor maligno mais comum em todo o mundo, com 890 mil novos casos e cerca de meio milhão de mortes por ano", explica o Professor Raúl Duarte, Médico de Cirurgia Maxilo-facial e Coordenador de Cirurgia Maxilo-Facial no Hospital CUF Tejo, neste artigo de opinião partilhado com o Lifestyle ao Minuto.

Cancro da cabeça e pescoço: Importância de diagnosticar precocemente
Notícias ao Minuto

08:56 - 27/07/21 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Dia Mundial do Cancro da Cabeça e do Pescoço

São definidos como tumores de cabeça e pescoço todos os tumores com origem nas superfícies da cavidade oral, faringe, laringe, seios perinasais bem como os tumores das glândulas salivares. 

Quais as regiões da cabeça e pescoço mais afetadas?

A região afetada em maior percentagem, mais de 40%, é a cavidade oral, seguindo-se a laringe, nasofaringe, metástases de outros tumores e as glândulas salivares.

Os tumores da pele da face, pescoço e couro cabeludo, juntamente com os tumores da tiroide, são também muito frequentes nesta região. Os tumores intracranianos não entram nesta área de classificação, estando destinados à especialidade de Neurocirurgia.

Notícias ao Minuto

Professor Raúl Duarte© DR

Quais são os fatores de risco? 

Afetando na sua maioria pessoas acima dos 40 anos, e 2 a 4 vezes mais homens do que mulheres, a origem dos tumores da cabeça e pescoço têm como principais fatores de risco o consumo de tabaco e álcool, especialmente nocivos em conjunto. 

No entanto, nos últimos anos tem-se assistido a um aumento preocupante de tumores da orofaringe relacionados com o Papilomavirus Humano (HPV), especialmente em pessoas mais jovens e sem os outros fatores de risco habituais. 

A que devemos estar atentos? 

Existem alguns sinais e sintomas que devem despertar a atenção e que, quando persistentes por mais de duas semanas, devem justificar uma observação por um médico especialista em cancro de cabeça e pescoço, como um cirurgião Maxilofacial ou um Otorrinolaringologista. Deve-se, assim, estar atento a qualquer alteração da coloração, volume, mancha ou úlcera da boca ou da língua que persista por mais de duas semanas; dor de garganta e/ou rouquidão persistente; tumefação - 'caroço' - persistente no pescoço ou na face; alterações na pele da face ou do pescoço.

De que forma o diagnóstico precoce motiva o sucesso do tratamento? 

Quanto mais cedo for efetuado o diagnóstico, melhor será o resultado terapêutico . 

Habitualmente o especialista, para além de uma observação cuidada e uma história clínica exaustiva socorre-se de várias técnicas de diagnóstico, como análises de sangue, métodos de imagem - como radiografias, TAC ou Ressonância Magnética, esta última especialmente importante para o estudo destas lesões. A biópsia da lesão determina o diagnóstico e é imprescindível para o adequado tratamento. Para além do cirurgião oncológico, o doente é avaliado e discutido em conjunto por um grupo multidisciplinar de vários médicos, especialistas em Oncologia Médica, Radiologia, e Radioncologia. Desta equipa fazem, igualmente, parte terapeutas da fala, psicólogos e nutricionistas, para o necessário apoio das suas valências. A decisão terapêutica personalizada a cada caso é finalmente instituída pelo grupo, podendo passar pela Cirurgia, Quimioterapia, Radioterapia ou uma combinação de todas. Contudo, lembre-se, sempre, que a eficácia do tratamento está muito relacionada com um diagnóstico precoce, sendo esse um dos principais fatores determinantes do sucesso.

Leia Também: Novo estudo alarmante culpa o álcool por sete cancros

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório