No verão, aqueles que não têm o hábito de praticar desporto acabam por fazer alguma atividade, por diversão, mas a abc alerta para um risco maior de lesões.
Segundo o fisioterapeuta e personal trainer Fernando Dorrego, durante o verão, as lesões mais recorrentes são as relacionadas com as atividades náuticas: lesões musculares ao nível das costas, abdómen ou braço devido a desportos como surf, paddle surf ou nadar.
Além disso, em desportos como corrida ou ciclismo, ficamos expostos a lesões invisíveis causados pela desidratação que pode levar a problemas musculares e orgânicos. Assim, é importante evitar treinar nas horas de maior calor, utilizar protetor solar e roupas adequadas e manter-se hidratado ao longo do dia.
É na praia e na piscina que se concentram os riscos de lesões desta época. Fernando Dorrego comenta que é fundamental evitar a exposição solar e as queimaduras solares. Por outro lado, recomenda que, se vamos caminhar na areia, é melhor escolher um terreno o mais estável e plano possível, para evitar desequilíbrios ao caminhar. Se escolhermos a piscina, devemos evitar ações arriscadas que podem causar dor e lesões. “Se não estamos habituados a nadar é aconselhável fazer outro tipo de exercício, como exercício funcional na água, onde possamos manter o nosso corpo em forma”, recomenda o fisioterapeuta.
Leia Também: Sedentarismo e inatividade física causam cinco milhões de mortes por ano