Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Exame ao sangue capaz de diagnosticar Covid persistente, revela estudo

Um simples exame de sangue pode confirmar se está a sofrer de Covid persistente ou de Covid longa no espaço de meses.

Exame ao sangue capaz de diagnosticar Covid persistente, revela estudo
Notícias ao Minuto

07:41 - 13/07/21 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Covid-19

Investigadores do Imperial College London, no Reino Unido, detetaram anticorpos 'especiais' no sangue de pessoas afetadas.

Danny Altmann, professor de imunologia no Imperial, disse em declarações ao jornal The Sun: "100 mil novas infeções por dia equivalem a 10 mil a 20 mil casos de Covid por dia, especialmente em jovens". 

Leia Também: Vírus. Quase 70% dos doentes sofrem de Covid persistente durante meses

"São muitas vidas. E é difícil acreditar que a prestação de cuidados de saúde será capaz de lidar com o problema em grande escala". 

"Estamos todos bastante alarmados".

Os especialistas recolheram amostras de pacientes com Covid-19 e de pessoas saudáveis que não foram infetadas pelo novo coronavírus.

No decorrer do estudo, os cientistas identificaram anticorpos diferentes no sangue de indivíduos que recuperaram totalmente do vírus e de doentes que desenvolveram Covid persistente

Os investigadores detetaram "auto-anticorpos", que por engano atacam o tecido saudável e continuam a provocar danos, ao invés de anticorpos que combatem a infeção.

Na quarta-feira passada, o Secretário de Estado Kwasi Kwarteng afirmou que "não está além da imaginação" que cinco mil pessoas venham a ser diagnosticadas com a condição diariamente no Reino Unido, atingindo os 100 mil casos até ao final do verão.

Numa tentativa de contrariar a tendência potencialmente catastrófica, doentes com Covid longa irão receber vacinas mensais num ensaio clínico que oferece esperança para um milhão de britânicos que sofrem de sintomas crónicos incapacitantes.

Após receberem autorização do Governo na última sexta-feira, cientistas britânicos vão oferecer as primeiras doses mensais da vacina a 40 pacientes, aos quais serão ainda administradas duas vacinas extra ainda este ano.

Várias farmacêuticas apoiam este estudo e se o piloto for bem sucedido, os cientistas poderão vir a recrutar milhares de pacientes.

Leia Também: Tomar duas doses da vacina "reduz risco de Covid persistente em um terço"

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório