Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

Boas notícias! Descubra todos os benefícios do chocolate para o cérebro

Um novo estudo realizado por cientistas da Universidade de Birmingham, no Reino Unido, sugere que o cacau é rico em flavonoides - ingrediente que melhora as nossas capacidades cognitivas.

Boas notícias! Descubra todos os benefícios do chocolate para o cérebro
Notícias ao Minuto

18:00 - 09/07/21 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Estudo

De acordo com um artigo publicado pela CNN, durante o estudo os participantes que consumiram cacau revelaram uma maior velocidade e precisão ao completar múltiplos testes, comparativamente a quem não ingeriu a bebida rica em flavonoides.

O estudo, de pequena dimensão, envolveu 18 homens saudáveis cujos níveis de oxigenação mostraram ser melhores do que os do grupo de controlo. Sendo que, segundo os investigadores, o motivo reside no consumo de flavonoides presentes naturalmente no cacau. 

Leia Também: Brunch de Chocolate para celebrar o Dia Mundial do Chocolate

Os flavonoides são substâncias detetadas em grande quantidade nos grãos de cacau. Esses compostos, igualmente encontrados em plantas e alimentos de origem vegetal, como por exemplo leguminosas ou maçãs, desempenham um papel determinante, protegendo a memória e contra doenças cardíacas. 

Múltiplas evidências científicas comprovam que a ingestão frequente de vegetais e fruta com um elevado nível de flavonoides diminui a probabilidade de incidência de patologias cardiovasculares e degenerativas do cérebro, como demência e Alzheimer.

Conforme explica a CNN, outros alimentos como chá, amendoins e vinho tinto também contêm a substância. Por ajudarem o corpo a ter mais oxigénio no sangue, o cérebro opera melhor e com maior lucidez.

"Os nossos resultados mostraram um benefício claro para os participantes que tomaram a bebida enriquecida com flavonol, mas apenas quando a tarefa se tornou muito complicada", disse a cientista e autora do estudo, Catarina Rendeiro, da Faculdade de Ciências do Desporto, Exercício e Reabilitação da Universidade de Birmingham.

Historiadores apontam que nas culturas Olmeca, Maia e Asteca, o chocolate era consumido como uma bebida de cacau, quente ou fria, à qual era acrescentada pimenta e outros ingredientes. Na altura, o cacau era utilizado como afrodisíaco e como moeda de troca. 

Adicionalmente, várias pesquisas destacam ainda a abundância de antioxidantes e anti-inflamatórios presentes no chocolate. 

Leia Também: Três maneiras de comer chocolate sem culpas

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório