Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

É capaz? Os benefícios surpreendentes de se equilibrar numa perna só

Se no passado o ser humano passava a maior parte do dia em movimento, atualmente a maioria tende a estar bastante tempo sentado - o que tem prejudicado o nosso equilíbrio.

É capaz? Os benefícios surpreendentes de se equilibrar numa perna só
Notícias ao Minuto

09:44 - 25/06/21 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Equilíbrio

Conforme explica um artigo publicado pela BBC News, um estilo de vida mais sedentário afeta a nossa capacidade de equilíbrio e tal tem um custo notório para a saúde.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a principal causa de mortes acidentais no mundo, após acidentes de viação, são as quedas - que por sua vez são provocadas por uma falha de equilíbrio.

Manter o equilíbrio contribui para uma postura ereta, diminuindo o risco de quedas e aumentando a coordenação.

Leia Também: Como melhorar o equilíbrio no dia-a-dia

Sendo que uma das formas de melhorarmos o nosso equilíbrio consiste em ficar em pé sobre uma perna só.

A importância da coordenação

O sistema de equilíbrio do cérebro humano é dono de uma capacidade impressionante de compensar perdas estabelecendo novas conexões nervosas. Como tal, é a plasticidade dos nossos cérebros que nos permite ficar de pé além dos 40 anos. Além de tornar possível que continuemos a aperfeiçoar o nosso equilíbrio. 

"Infelizmente, todos começamos a perder a nossa habilidade de ficar bem de pé a partir dos 35, 40 anos, às vezes até antes disso, porque exige uma integração de todos os sistemas do corpo", conta à BBC Dawn Skelton, fisiologista de exercício e professora da Universidade Glasgow Caledonian, na Escócia.

Para a especialista o truque consiste em desafiar o seu equilíbrio. Ou seja, cada vez que apoia o corpo em uma perna só, está a dar ao cérebro a chance para se recalibrar, criando novas conexões e solidificando a coordenação entre os ouvidos, articulações, olhos e músculos.

Assim ao equilibrar em apenas uma perna, os sensores em todas as articulações e músculos enviam feedback ao cérebro para que este aprenda a melhor forma de manter o corpo em pé.

Adicionalmente, explica a BBC, os sinais vindos dos olhos cumprem um papel crucial na manutenção do equilíbrio, o que explica porque é que é mais mais difícil permanecer em pé com uma perna só quando fecha os olhos.

Segundo Dawn Skelton, se conseguir equilibrar-se até 10 segundos sobre uma perna com os olhos fechados, então está a ir muito bem. 

Uma vida mais longa

Em 1999, um estudo demonstrou que o quão bem conseguimos manter-nos numa perna só pode constituir um forte indicador da nossa esperança média de vida e saúde.

Na altura, os investigadores realizaram três testes simples em 2.760 homens e mulheres na casa dos 50 anos. Mediram o equilíbrio dos voluntários e contaram quantas vezes conseguiam ficar de pé após estarem sentados durante um minuto. Adicionalmente, cronometraram quanto tempo os voluntários conseguiam permanecer de pé sobre uma perna com os olhos fechados.

Quando realizaram novamente os testes com os mesmos indivíduos passados 13 anos, os investigadores concluíram que a performance em todos os três testes era um indicador poderoso do risco ou não de uma pessoa morrer vítima de enfarte ou de cancro.

Mais concretamente, os cientistas constataram que quem permaneceu de pé por dois segundos ou menos tinha três vezes mais probabilidade de morrer nos 13 anos seguintes, comparativamente aos indivíduos que ficaram de de pé durante dez ou mais segundos. 

Mais força abdominal

Os especialistas, apontam ainda que trabalhar o equilíbrio é igualmente benéfico para aumentar a força dos músculos abdominais ou 'core', e o alinhamento geral do corpo.

Por exemplo, se neste momento está em teletrabalho é uma excelente forma de interromper o dia sedentário e ajudar a retificar quaisquer desequilíbrios de postura que possam advir por estar sentado.

Consequentemente, o simples facto de estar mais tempo de pé impacta significativamente na nossa saúde física. Ao permanecer de pé e praticar alguns exercícios de equilíbrio verá o dobro dos benefícios.

Leia Também: Este é o principal motivo responsável pelas quedas entre os idosos

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório