Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Estudo: Confinamento quase total em cidade brasileira salvou 259 vidas

O 'lockdown' (confinamento) decorreu em Araraquara, no interior de São Paulo, entre os dias 21 de fevereiro e 2 de março.

Estudo: Confinamento quase total em cidade brasileira salvou 259 vidas
Notícias ao Minuto

08:40 - 25/06/21 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Araraquara

Uma pesquisa realizada pelo médico epidemiologista e professor doutor da Universidade Federal de São Carlos, Bernardino Alves Souto, demonstrou como a implementação de um estado de confinamento obrigatório e inflexível em Araraquara, no Brasil, poupou 259 vidas. 

Segundo um artigo publicado pela CNN Brasil, a estimativa abrange um período de dois meses, sendo que tem em consideração o tempo de internamento dos doentes vítimas do novo coronavírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19, que por sua vez pode ultrapassar os 30 dias, atingindo os 60.

Adicionalmente, o estudo revela que mais 3.579 contaminações foram evitadas no espaço de um mês.

A medida de confinamento híper restritiva, vista por especialistas como uma das mais rígidas naquele país, foi decretada após a cidade alcançar a ocupação de 100% das camas nas unidades de cuidados intensivos devido à propagação da estirpe P.1 (também conhecida por variante de Manaus). 

Leia Também: Variante Gamma (P.1) é mais mortífera e transmissível, alerta estudo

A secretária municipal de saúde, Eliana Honain, disse à CNN: "mais de 200 pessoas que poderiam estar mortas estão aqui connosco. Apesar de toda a dificuldade, o 'lockdown' é eficaz e necessário". 

Durante o confinamento implementado em Araraquara, somente farmácias e unidades de saúde permaneceram em funcionamento. Os supermercados estiveram fechados, atendendo apenas por 'delivery' e os transportes públicos pararam.

Mais ainda, a circulação foi restringida durante todo o dia e as ruas intensamente patrulhadas por agentes policiais, de modo a impedir que as pessoas saíssem de casa sem uma justificação considerada plausível.

De acordo com a CNN, Araraquara entrou em novo confinamento no dia 20 deste mês - medida que estará em vigor até ao próximo domingo, dia 27 junho. O município implementou mais uma vez a ação excecional depois da cidade voltar a registar um número elevado e crescente de internamentos hospitalares. De notar que a taxa de ocupação das camas nos cuidados intensivos já atingia os 90%, antes deste último 'lockdown'. 

Leia Também: Todos os 18 municípios da AML em risco "elevado" ou "muito elevado"

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório