Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Universidade de Oxford testa o fármaco ivermectina para tratar Covid-19

O estudo financiado pelo governo britânico, já avaliou previamente fármacos como a azitromicina e a doxiciclina, que revelaram ser ineficazes contra o novo coronavírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19.

Universidade de Oxford testa o fármaco ivermectina para tratar Covid-19
Notícias ao Minuto

08:40 - 24/06/21 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Coronavírus

A Universidade de Oxford, no Reino Unido, está a testar o medicamento antiparasitário ivermectina como potencial tratamento para a Covid-19, reporta um artigo publicado pela CNN. 

A pesquisa, denominada de 'Principle', será realizada através da comparação de casos de doentes sintomáticos com Covid-19 que irão tomar invermectina e outros indivíduos aos quais não será administrado o fármaco, como parte de um grupo de controle. Os voluntários são pacientes do sistema público de saúde do Reino Unido (NHS).

De acordo com a universidade, em estudos laboratoriais a ivermectina levou à diminuição da taxa de replicação do SARS-CoV-2. Oxford menciona ainda que um pequeno estudo piloto demonstrou que administrar antecipadamente o fármaco pode reduzir eficazmente a carga viral e a duração dos sintomas em pacientes com quadros ligeiros de Covid-19.

Adicionalmente, o estudo testou os antibióticos azitromicina e doxiciclina, que se mostraram ineficazes no tratamento de estágios iniciais da patologia pandémica.

De ressaltar que a Organização Mundial da Saúde (OMS), reguladores europeus e norte-americanos já se posicionaram no passado contra a utilização da ivermectina em doentes com Covid-19, apesar do medicamento continuar a ser usado ilicitamente para  a patologia em alguns países, como por exemplo na Índia e no Brasil.

Nas palavras de Chris Butler, um dos líderes da pesquisa: "ao incluir a ivermectina num estudo de grande escala como o Principle, esperamos gerar evidências robustas para determinar o quão eficiente o tratamento é contra a Covid-19, e se há benefícios ou prejuízos associados ao seu uso".

Leia Também: Estudo de Oxford. Tratamento com anticorpos Regeneron pode salvar vidas

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório