Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Deixe a frescura do verão entrar em sua casa (o calor fica à porta!)

O verão está aí e à boleia traz o calor. Mais do que nunca, importa conseguir manter um ambiente fresco e arejado dentro de casa, que combine com a época, claro, e que lhe permita sentir-se bem. Saiba como fazê-lo através de alguns truques de decoração.

Deixe a frescura do verão entrar em sua casa (o calor fica à porta!)
Notícias ao Minuto

07:16 - 01/07/21 por Notícias ao Minuto

Lifestyle hôma

Já entrámos numa das mais aguardadas estações do ano, senão mesmo a mais aguardada - pelo menos, arriscamos dizer que assim será para a grande maioria. Afinal, verão é sinónimo de luz, de boa disposição e sorrisos no rosto, de sol, de praia e de mar, de campo e de rio, de férias, de disponibilidade, de um brinde à vida, de confraternização.

Uma das características distintivas do verão é o calor que traz às nossas vidas, literal e metaforicamente falando - e ainda bem que assim é, caso contrário o mergulho com que anda a sonhar o resto do ano não teria o mesmo sabor, certo?

Mas se muitos anseiam por aquele calor que apela à liberdade de andar na rua com chinelo no pé, o mesmo não se aplicará às suas casas. Noites abafadas sem dormir em condições, ambiente irrespirável dentro de casa que nos retira energia para fazer seja o que for - o que tanto pior será para quem se mantém em teletrabalho e tem necessariamente de se concentrar... Mas não desespere. Seja na sua residência habitual, ou na sua casa de férias (se a tiver, claro), há vários truques de decoração que pode aplicar para deixar o calor à porta. Curioso? A hôma - Happy Home Living tem uns quantos para partilhar consigo. 

Das cores aos materiais: Como tornar a casa mais fresca

Calor é bem-vindo, sim, mas no exterior (e mesmo assim, não em demasia, sob pena de poder impactar na saúde). Dentro de quatro paredes o ideal será conseguirmos manter um ambiente fresco e arejado. Em matéria de decoração, a regra número um passará por escolhas adequadas a nível de materiais e de cores, escolhas essas que fazem toda a diferença. 

Aposte em tons claros, nomeadamente para os tecidos dos cortinados e dos sofás. Fuja das texturas mais aveludadas ou de camurça e dê preferência a tecidos naturais, como linho e algodão (pode sempre optar por uma capa, caso o material do seu sofá seja mais quente e não queria investir num novo), ou ainda ráfia, que funciona muito bem em tapetes, por exemplo.

Notícias ao Minuto
© hôma  

Cores frias ou em tons pastel são uma excelente opção para as paredes, mas também para os acessórios. Isto porque os tons mais claros absorvem menos luz, logo, geram menos calor.  

Pode ainda investir em objetos decorativos ou mesas em vidro que, para lá de darem um toque de sofisticação à sua casa, também não acumulam calor, tornando-se refrescantes. Os espelhos são também um bom aliado para transmitir uma ideia de frescura, à semelhança de pedra, cerâmicas ou porcelanas.

Notícias ao Minuto
© hôma  

Mas não exagere nos elementos decorativos. Ambientes mais despojados, minimalistas, são mais frescos, uma vez que o excesso de objetos tende a deixar a casa mais abafada. Em contrapartida, almofadas e artigos de renda, com estampados florais ou de paisagens remetem para uma sensação de frescura, pelo que, neste caso, pode abusar!

Plantas? Dentro e fora, nunca são demais!

Outra das regras de ouro para manter a casa devidamente arejada passa por uma adequada ventilação, sendo que em matéria de decoração deveremos jogar com a localização dos móveis por forma a garantirmos janelas e portas desimpedidas.

Mas, atenção: janelas abertas para fazer circular o ar são uma boa ideia dependendo das horas do dia. Nas horas de maior calor deverá manter tudo fechado - cortinados e estores incluídos -, privilegiando horários noturnos para arejar a casa (sem esquecer as redes mosquiteiras). 

Plantas também nunca são demais quando a missão é tornar uma casa mais fresca, tendo em conta que contribuem para humedecer o ar. Isto com o benefício extra de as plantas serem sempre uma mais-valia no que toca a decoração qualquer que seja o estilo adotado.

Notícias ao Minuto © hôma  

Pode optar por plantas de interior, mas guarnecer a sua varanda com plantas de exterior, em jeito de pequeno jardim, não deixa também de ser uma simpática sugestão, tornando os fins de tarde de verão ainda mais agradáveis.

E o mesmo se aplica caso a sua casa disponha de uma área exterior maior, como um terraço ou mesmo um jardim. Aliás, esta é a altura do ano certa para investir nestes espaços e deles usufruir em pleno!

Notícias ao Minuto
© hôma  

Apontou todas estas dicas para tornar a sua casa mais fresca? Então, só falta mesmo colocar mãos à obra. Na hôma - Happy Home Living  encontrará tudo o que precisa!

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório