Meteorologia

  • 29 JULHO 2021
Tempo
23º
MIN 17º MÁX 27º

Edição

Heurística e vieses: Porque é que lutamos para tomar decisões objetivas

Tudo sobre nossos extraordinários métodos de processamento cognitivo.

Heurística e vieses: porque lutamos para tomar decisões objetivas -

O corpo humano é excepcional. Somos capazes de tomar decisões na velocidade da luz. Devido ao nosso alto poder de processamento, fomos capazes de enganar os predadores, criar comida e abrigo e procriar. No entanto, as funções cognitivas que eram necessárias durante o período do caçador-coletor não são tão adequadas à vida moderna. Embora possam nos ajudar a ser rápidos, nossos preconceitos cognitivos frequentemente distorcem a maneira como pensamos e resultam em decisões piores.

Foi apenas nos últimos 100 anos que a psicologia se virou para entender a maneira como o cérebro toma decisões e como nossa mente consciente se apresenta nesse processo. A pesquisa mostra que todos nós experimentamos vieses cognitivos em alto grau. No entanto, nem tudo está perdido: existem métodos que ajudam o cérebro humano a superar esses preconceitos e tomar decisões mais equilibradas e informadas.

Clique nesta galeria para saber mais.

Shutterstock

O corpo humano é excecional. Somos capazes de tomar decisões na velocidade da luz. Devido ao nosso alto poder de processamento, fomos capazes de enganar os predadores, criar comida e abrigo e procriar. No entanto, as funções cognitivas que eram necessárias durante o período dos caçadores-recoletores não são tão adequadas à vida moderna. Embora possam nos ajudar a ser rápidos, os nossos preconceitos cognitivos frequentemente distorcem a maneira como pensamos e resultam em decisões piores.

Só nos últimos 100 anos é que a Psicologia começou a entender a maneira como o cérebro toma decisões e como a nossa mente consciente se apresenta nesse processo. Os estudos mostram que todos nós temos muitos vieses cognitivos. No entanto, nem tudo está perdido: existem métodos que ajudam o cérebro humano a superar esses preconceitos e tomar decisões mais equilibradas e informadas.

Clique nesta galeria para saber mais.

Leia Também: O seu cérebro está nas suas mãos, cigarro a cigarro (a menos)

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório