Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Estes são os locais do planeta em maior risco de gerar novos coronavírus

Um estudo recente alerta que a degradação do meio ambiente e a exploração extrema do solo podem levar ao aumento da disseminação de morcegos-ferradura, animais portadores de variantes do microrganismo.

Estes são os locais do planeta em maior risco de gerar novos coronavírus
Notícias ao Minuto

08:35 - 04/06/21 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Pandemia

A nova pesquisa realizada por cientistas da Universidade da Califórnia em Berkeley, nos Estados Unidos, e da Universidade Politécnica de Milão, em Itália, destaca que a destruição das florestas, dos ecossistemas e a expansão agrícola e pecuária descontrolada estão a contribuir para a criação de habitas propícios para o morcego-ferradura, espécie do género Rhinolophus. Sendo que este animal é portador de múltiplos coronavírus, nomeadamente de estirpes semelhantes aquelas que causam síndrome respiratória aguda grave (SARS) e a doença pandémica da Covid-19, reporta um artigo publicado na revista Galileu.

Para efeitos daquela pesquisa, os investigadores recorreram ao uso de sensoriamento remoto de forma a avaliar com precisão vastas zonas do mundo.

Consequentemente, os investigadores detetaram os chamados 'pontos quentes' onde os morcegos-ferradura podem viver junto a vírus transmissíveis de animais para seres humanos. 

De acordo com os especialistas, a grande maioria destes locais são na China, além de partes do Japão, no norte das Filipinas, determinadas áreas da Indochina e na Tailândia. 

Segundo a revista Galileu, os autores do estudo esperam com este trabalho contribuir para a formulação de intervenções ambientais que impeçam o mais possível a proliferação de doenças.

"Cada mudança formal no uso da terra deve ser avaliada não apenas pelos impactos ambientais e sociais sobre os recursos, como estoques de carbono, microclima e disponibilidade de água, mas também pelas possíveis reações em cadeia que podem impactar a saúde humana", diz Paolo D'Odorico, coautor do estudo, num comunicado emitido à imprensa.

A pesquisa foi publicada no dia 31 de maio, no jornal Nature Food.

Leia Também: Nova variante do Nepal pode ser mais contagiosa e resistente a vacinas

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório