Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Confirmado: Junção de vacinas da AstraZeneca e Pfizer potencia imunidade

Os novos dados de um ensaio clínico realizado pelo Instituto de Saúde Carlos III confirmam que combinar as vacinas da AstraZeneca e da Pfizer aumenta a imunidade celular, potenciado assim a produção de mais anticorpos contra a Covid-19.

Confirmado: Junção de vacinas da AstraZeneca e Pfizer potencia imunidade

Segundo um estudo publicado na revista científica The Lancet, os novos dados provenientes do ensaio clínico CombivacS acerca da possibilidade de combinar as duas vacinas - nomeadamente de administrar uma dose do imunizante da AstraZeneca e uma segunda da Pfizer - revelam que a toma de ambas incita uma resposta mais potente e eficaz do sistema imunitário, resultante da produção mais elevada de anticorpos. 

De acordo com um comunicado de imprensa divulgado pelo Instituto de Saúde Carlos III, do Ministério da Ciência e da Inovação, em Espanha, o organismo reage a ambas as vacinas com duas formas de defesa.

Primeiro gera a chamada imunidade humoral, que consiste na geração de anticorpos por células imunes denominadas linfócitos B, que bloqueiam o vírus antes da infeção se manifestar.

Depois, produz imunidade celular, que ocorre graças à ativação de linfócitos T, outro tipo de células imunes capazes de destruir as células já infetadas.

Mais concretamente, os dados do CombivaC apontam que a vacinação com uma dose da AstraZeneca e uma segunda da Pfizer aumenta em até quatro vezes a produção da proteína interferão-gama que ajuda a dar resposta imune celular.

A produção de anticorpos é o principal objetivo das vacinas, porém conferir imunidade celular é extremamente importante de modo a reforçar a resposta imunitária e melhorar a proteção do corpo frente ao novo coronavírus SARS-CoV-2, sublinha o Instituto. 

Leia Também: Combinação de vacinas da AstraZeneca e Pfizer é segura e eficaz

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório