Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 8º MÁX 15º

Doenças do coração continuam a ser a principal causa de morte em Portugal

Rogério Teixeira, Cardiologista no Hospital CUF Coimbra, convida-o a saber mais sobre o seu coração neste artigo de opinião, em formato de pergunta resposta, partilhado com o Lifestyle ao Minuto.

Doenças do coração continuam a ser a principal causa de morte em Portugal
Notícias ao Minuto

12:00 - 19/05/21 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Artigo de opinião

As doenças cardiovasculares continuam a ser a principal causa de morte em Portugal.

No mês do coração, maio, torna-se importante alertar para uma vigilância da saúde cardiovascular, e informar para o reconhecimento de sinais de alerta. 

As doenças cardiovasculares são hoje em dia prevenidas e tratadas com sucesso, mas podem provocar algumas consequências se não detetadas precocemente. É por isso importante recorrer ao seu médico sempre que necessário.

Saiba mais sobre as doenças que afetam o nosso coração e como deve atuar para evitar complicações.

Quais são as doenças mais comuns que afetam o coração?

A doença coronária é um dos problemas cardiovasculares mais frequentes. As artérias coronárias irrigam o músculo cardíaco, possibilitando um normal funcionamento do coração. São artérias que com o tempo podem acumular colesterol nas paredes, nas denominadas placas de ateroesclerose. Esse depósito vai obstruindo progressivamente o lúmen das artérias e limitando o fluxo de sangue. Para além disso, uma placa de ateroesclerose pode de forma súbita e inesperada, romper e conduzir à formação de um coágulo. Isto é a base de um enfarte agudo do miocárdio e manifesta-se habitualmente por uma dor no tórax.

A hipertensão arterial, o colesterol elevado, a diabetes, a obesidade, o tabagismo, o sedentarismo, o stress do nosso dia a dia, são considerados fatores de risco modificáveis para a doença das artérias coronárias. Quer isto dizer que é possível controlar com modificações do nosso estilo de vida e/ou com medicação os referidos fatores de risco, e assim reduzir o risco de desenvolver ateroesclerose das artérias coronárias.

Para além da doença coronária que outros problemas podem afetar o coração?

A insuficiência cardíaca que é sinónimo de um mau funcionamento global do músculo cardíaco, em particular do músculo do ventrículo esquerdo. Ter sofrido um enfarte agudo do miocárdio, ou ter doença das artérias coronárias pode modificar a estrutura e a função do coração e assim conduzir à 'disfunção' do músculo cardíaco. Há outras causas como um descontrolo prolongado da tensão arterial, o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, certos medicamentos, ou mesmo condições genéticas. 

As doenças das válvulas cardíacas. São quatro as válvulas cardíacas, mas geralmente este problema manifesta-se sobre a válvula aórtica ou sobre a válvula mitral – válvulas do lado esquerdo do coração. As válvulas podem sofrer processos de desgaste com redução da abertura ou mesmo com um encerramento incompleto. Assinalo a estenose aórtica, que é uma doença frequente na nossa população idosa, em que a válvula aórtica está calcificada e com uma abertura reduzida, o que leva a uma sobrecarga sobre o músculo.

Notícias ao MinutoRogério Teixeira© DR

O outro grupo de doenças são as perturbações do ritmo cardíaco. São variadas, podem significar um batimento lento (bradicardia), um batimento cardíaco rápido (taquicardia), de forma regular ou de forma irregular. Podem ter várias manifestações nos doentes, como palpitações, mal-estar torácico, dor torácica, ou mesmo perda do conhecimento (desmaio).

Quais os sinais de alerta e em que situações se deve procurar ajuda médica de imediato?

A dor torácica (dor no 'peito') se instalada de forma súbita e repentina é geralmente uma manifestação clínica que pode significar um problema cardiovascular grave e como tal deve motivar uma avaliação clínica urgente. Isso é sinónimo de um contacto com o INEM para transporte emergente para o hospital. Assinala-se que a dor nem sempre tem uma intensidade extrema, e muitas vezes é apenas de uma pressão ou um desconforto. Outras situações que devem motivar uma avaliação clínica urgente são por exemplo o aparecimento de forma súbita de falta de ar e o desmaio.

A sensação de falta de ar a realizar atividades simples como caminhar, subir escadas ou vestir-se; o cansaço extremo, e a acumulação de líquidos nas pernas ou no abdómen são manifestações clínicas que podem significar insuficiência cardíaca e que devem motivar a procura de um médico.

Que acompanhamento e cuidados deve ter uma pessoa com doença cardíaca?

A doença cardiovascular exige um estilo de vida saudável, como uma alimentação variada e equilibrada, a evicção tabágica e a atividade física ajustada. Para além disso, é essencial a toma correta e regular da medicação habitual. É por isso importante o contato com o seu médico habitual, para a realização de avaliações clínicas regulares, o esclarecimento continuado de dúvidas, renovação da medicação, acertos terapêuticos, discussão de resultados de exames médicos como análises, exames de imagiologia ou outros meios complementares adicionais.

Como podemos manter o coração saudável?

- Não fume. Se fuma e não consegue deixar de fazê-lo sozinho, procure ajuda profissional.

- Pratique exercício físico. Trinta minutos de atividade física moderada, cinco vezes por semana, ajuda a diminuir o risco de doenças cardiovasculares.

- Opte por uma alimentação saudável, reduzindo o sal, açúcar e gorduras e privilegie alimentos ricos em fibra, fruta, vegetais e proteínas magras.

- Consulte regularmente o médico para avaliação da saúde cardiovascular.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório