Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Forma como conduz pode ser indicador de demência, alerta estudo

Como, quando e para onde conduz?

Forma como conduz pode ser indicador de demência, alerta estudo
Notícias ao Minuto

09:03 - 12/05/21 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Demência

Um estudo recente, realizado por investigadores de várias universidades nos Estados Unidos, descobriu que o comportamento de condução pode ser um forte indicador de que alguém está a sofrer de comprometimento cognitivo leve (CCL) ou de demência.

A pesquisa, publicada na revista Geriatrics, utilizou dados de condução, informações demográficas e computacionais para prever - com 88% de precisão - se um indivíduo tem CCL ou demência.

Embora, seja importante salientar que a idade foi o principal preditor de ambas as doenças, várias características da condução dos indivíduos também mostraram ser bons indicadores.

De acordo com a pesquisa, tal inclui elementos como o número de viagens até 24 km de distância de casa, a duração das viagens, e o número travagens súbitas.

Para chegar a estas conclusões, os cientistas usaram os dados de um trabalho de investigação a longo prazo chamado Longroad, que já rastreou cerca de três mil motoristas nos últimos quatro anos.

No entanto, o estudo académico diz que poucos indivíduos com CCL ou demência foram detetados no conjunto de dados provenientes de Longroad.

Assim, enquanto o modelo dos investigadores conseguiu prever comprometimento cognitivo com alguma confiabilidade, este requer muito mais dados antes que possa ser considerado robusto e altamente preciso.

Como tal, os cientistas sugerem que o seu modelo de aprendizagem computacional seja incorporado numa aplicação de smartphone ou em sistemas de veículos de modo a monitorar o comportamento de condução e indicar se o motorista está a sofrer de comprometimento cognitivo leve ou de demência.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório