Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Pense 'verde' e salve o planeta. Ser sustentável nunca foi tão charmoso

Qual é a herança que quer deixar aos seus filhos e netos? Provavelmente, antes de tudo o resto, que ainda tenham um planeta para habitar. Para que tal seja possível, esse mesmo planeta precisa urgentemente de ajuda e cada um de nós pode, sim, fazer a diferença. Comece por tornar a sua casa mais sustentável (e charmosa) com as sugestões da hôma Happy Home Living.

Pense 'verde' e salve o planeta. Ser sustentável nunca foi tão charmoso
Notícias ao Minuto

06:50 - 17/06/21 por Notícias ao Minuto

Lifestyle hôma

Salvar o planeta é uma urgência. Não de amanhã. De hoje. De agora. E cada um de nós tem um papel a desempenhar nesta missão. Não, não é algo que nos ultrapasse e que caiba apenas aos governos solucionar. Há muito em concreto que podemos fazer, prestando assim o nosso contributo para garantir que as gerações vindouras ainda têm planeta para viver. 

Neste mês de junho celebra-se o Dia Mundial do Meio Ambiente, sendo o pretexto ideal para nos consciencializarmos todos da premência de agirmos. Numa altura em que o mundo se debate ainda com uma crise sanitária sem precedentes na atualidade, importa, pois, reforçar que a ameaça climática é uma pandemia mais grave ainda. Sabendo disto, a hôma Happy Home Living quer ajudá-lo a fazer a sua parte enquanto ainda é tempo de tentar reverter o mal que a humanidade tem vindo a infligir ao planeta. Até porque ter uma postura sustentável, postura essa transversal à casa onde vive, é, nos dias que correm, sinónimo de sofisticação

Ora, é possível diminuir a pegada ecológica também através da decoração da sua casa. Reciclagem, claro, é um dos princípios básicos. Mas não falamos apenas de separar o lixo - embora esse seja um hábito essencial -, ou de abolir os sacos de plástico nas compras de supermercado. Falamos também de apostar na aquisição de produtos reciclados. Falamos de recolher materiais da natureza, atribuindo-lhes novos propósitos. Falamos de transformar coisas que muito provavelmente iriam para o lixo, dotando-as de novas funções, nomeadamente no que à decoração diz respeito. 

Upcycling, já ouviu falar?

Cada vez mais uma tendência na decoração, o upcycling é diferente de reciclagem. O conceito de upcycling baseia-se na reutilização de produtos cujo ciclo já se cumpriu, estando prontos para ser descartados - o mesmo será dizer prontos para ir para o lixo. No fundo, é pegar em objetos antigos ou que simplesmente não são usados, designando-os para fins diferentes daqueles para que foram inicialmente pensados. Já a reciclagem, pressupõe um processo químico de transformação dos objetos. 

Dar uma segunda oportunidade a garrafas de vidro, transformando-as em jarras; reaproveitar latas de comida para um porta canetas; usar pneus velhos como floreiras; ou até aplicar rodas de uma bicicleta antiga na construção de um relógio para pendurar na parede da sala ou do quarto são pequenos exemplos de upcycling. Basta ser criativo.

'Pensar verde' é (também) conjugar o antigo com o novo

'Pensar verde' em matéria de decoração pode justamente passar pela conjugação de peças antigas recicladas com elementos novos, apostando, nomeadamente, em materiais orgânicos, que, pese embora possam ter um custo um pouco mais elevado num primeiro momento, facilmente permitem recuperar esse investimento do ponto de vista da durabilidade.  

De uma forma um pouco mais literal, 'pensar 'verde' pode ser também investir em plantas de interiores. E se já está a pensar no tempo que cuidar de plantas implica e na sua falta de disponibilidade para esse fim, lembre-se de que não é vergonha nenhuma ter plantas artificiais em casa, constituindo uma excelente alternativa às naturais enquanto elemento decorativo.

Priorize marcas que tenham preocupações ambientais

Comprar produtos reciclados e apostar em marcas que tenham preocupações ambientais são outras formas de praticar a sustentabilidade.

A este propósito, a hôma Happy Home Living quer ajudar a arrumar o planeta, disponibilizando caixas de arrumação hômigas do ambiente, exclusivas, e 100% recicladas - são compostas por 30% de resíduos de madeira e por 70% de plásticos retirados dos oceanos.

As palhinhas de bambu são outros dos produtos sustentáveis que poderá encontrar nas lojas hôma Happy Home Living, assim como talheres e loiça biodegradáveis, à base de madeira, cana de açúcar, folha de palma, ou fibra fresca. Não espere por amanhã para fazer a sua parte!

Notícias ao Minuto
© hôma  



   

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório