Meteorologia

  • 16 MAIO 2021
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Edição

Vitamina C: Quando é demasiada? Limite improvável, mas possível

Indivíduos que tomam vitamina C na forma de suplemento correm maior risco de a ingerir em excesso e de sofrerem alguns efeitos secundários, os mais comuns dos quais são os sintomas digestivos.

Vitamina C: Quando é demasiada? Limite improvável, mas possível

A vitamina C é geralmente segura para a maioria das pessoas. Isso é especialmente verdadeiro se for obtida a partir de alimentos, em vez de suplementos.

Indivíduos que tomam vitamina C na forma de suplemento correm maior risco de a ingerir em excesso e de sofrerem alguns efeitos secundários, os mais comuns dos quais são os sintomas digestivos. No entanto, consequências mais sérias, como sobrecarga de ferro e pedras nos rins, também podem resultar da ingestão de quantidades extremas de vitamina C.

Vitamina C: Quando é demasiada? 

Como explica a Healthline, uma vez que a vitamina C é solúvel em água e o seu corpo excreta quantidades em excesso dentro de algumas horas após a ingestão, é muito difícil consumir em excesso.

Na verdade, é quase impossível obter vitamina C em excesso apenas com a dieta. Em pessoas saudáveis, qualquer vitamina C extra consumida acima da quantidade diária recomendada é eliminada do corpo. Precisaria de consumir 29 laranjas, por exemplo, para que a sua ingestão atingisse o limite superior tolerável.

No entanto, os riscos de overdose de vitamina C são maiores quando as pessoas tomam suplementos. 

Todos os efeitos adversos da vitamina parecem ocorrer quando as pessoas a tomam em doses maiores do que 2.000 mg. Assim, se decidir tomar um suplemento de vitamina C, é melhor escolher um que contenha no máximo 100% das suas necessidades diárias. Isso é 90 mg por dia para homens e 75 mg por dia para mulheres.

Leia Também: As funções da vitamina K. Saiba porque é que é tão importante

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2021 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório