Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Cinco respostas sobre saúde oral na gravidez

A propósito do Dia da Mãe, que é assinalado no próximo domingo, dia 2 de maio, a médica dentista na MALO CLINIC Lisboa, Mariana Nunes esclarece algumas dúvidas frequentes.

Cinco respostas sobre saúde oral na gravidez
Notícias ao Minuto

18:30 - 30/04/21 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde oral

A saúde oral tem um grande impacto em todo o organismo. Na gravidez, quando são tomados cuidados adicionais com a saúde, não devemos esquecer a boca e os dentes.

Assim, Mariana Nunes, médica dentista na MALO CLINIC Lisboa, esclarece cinco dúvidas acerca da saúde oral durante a gravidez:

A gravidez enfraquece os dentes? – "Não, os minerais presentes na estrutura dos dentes da mãe são estáveis e como tal não podem ser resgatados pela corrente sanguínea durante a gravidez".

As grávidas estão mais sujeitas ao aparecimento de problemas? – "Devido às hormonas existe uma redução do ph na boca, criando um ambiente mais ácido e consequentemente mais propício ao desenvolvimento de bactérias. Por outro lado, os hábitos alimentares sofrem muitas vezes alterações, aumentando a frequência na ingestão e por vezes quantidade de hidratos de carbono. Por esta razão, poderão surgir ou agravar problemas nos dentes e gengivas".

Dores de dentes durante o período de gestação e agora? –  "É importante consultar de imediato um médico dentista para que este avalie e aconselhe qual deverá ser o tratamento. A automedicação nunca deve ser uma opção. O ideal seria que sempre que planeie engravidar, a mulher procurasse o dentista para despiste de eventuais tratamentos necessários e reduzisse assim a probabilidade de situações de urgência durante a gravidez".

Pode fazer-se qualquer tipo de tratamento dentário durante a gravidez? – "Não. Caso seja necessário algum tratamento, o médico dentista decidirá se este deverá ou não ser iniciado. Há períodos durante a gravidez nos quais existe “maior segurança” e a maioria dos procedimentos podem ser realizados, se justificados. Contudo, há outros como por exemplo colocação de implantes ou branqueamento dentário, que podem e devem ser adiados até depois do nascimento do bebé por não terem carácter de urgência".

Complicações na saúde oral podem ter influência no bebé? – "Estudos têm demonstrado que mulheres com problemas gengivais têm uma maior propensão para ter partos prematuros e dar à luz bebés com baixo peso. Neste sentido, é essencial garantir que não há qualquer problema ao nível da saúde oral".

Leia Também: Dia da Mãe no Spa do The Yeatman: Faça uma pausa para relaxar

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório