Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 26º

Covid: Distanciamento de 2 ou 18 metros oferece o mesmo grau de proteção

Manter o distanciamento social até 18 metros em espaços fechados não é mais seguro do que estar a apenas dois metros de distância de alguém - sendo o "tempo de exposição" o elemento mais importante, revela um novo estudo realizado por investigadores do Massachusetts Institute of Technology, nos Estados Unidos.

Covid: Distanciamento de 2 ou 18 metros oferece o mesmo grau de proteção
Notícias ao Minuto

08:30 - 26/04/21 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Coronavírus

Nestudo que desafia as diretrizes de prevenção consensualmente aceites, investigadores dizem que existem "poucos benefícios" para a chamada "regra dos dois metros", sobretudo ao usar máscara em espaços fechados.

"O distanciamento não é assim tão eficaz e dá uma falsa sensação de segurança porque está tão seguro a dois metros quanto a 18 metros se estiver dentro de casa", disse à CNBC o professor de engenharia do MIT, Martin Bazant, autor do estudo.

"Todas as pessoas presentes naquele espaço correm praticamente o mesmo risco".

Os investigadores calcularam o risco de exposição ao novo coronavírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19, com base em fatores como tempo gasto no interior, filtração do ar e circulação, de acordo com o estudo, publicado esta semana nos Anais da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos da América.

Os cientistas também analisaram fatores como uso de máscara, imunização e atividade respiratória, como respiração, alimentação e fala. Tendo descoberto que a quantidade de tempo dispendido no interior com uma pessoa infetada é mais importante do que a distância a está dela - um fator que os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) e a Organização Mundial da Saúde (OMS) tem negligenciado, de acordo com os especialistas.

"Realmente não tem base física, porque o ar que uma pessoa respira enquanto usa máscara tende a subir e a descer noutro lugar naquele espaço, como tal acaba por estar mais exposto ao ar potencialmente infetado," explicou Bazant.

"O que a nossa análise continua a mostrar é que muitos espaços que foram fechados na verdade não precisavam de ser. Muitas vezes o espaço é amplo o suficiente, a ventilação é boa o suficiente, a quantidade de tempo que as pessoas passam juntas é tal que esses espaços podem ser operados com segurança, mesmo em plena capacidade". 

Bazant disse ainda que diretrizes de dois metros de distanciamento social que resultaram no fecho de negócios e escolas "não são razoáveis". 

Leia Também: Coronavírus. É possível contrair Covid-19 através dos olhos?

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório