Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Europacolon lança linha de apoio à preparação de colonoscopia

A Europacolon Portugal, associação de apoio ao doente com cancro digestivo, cria linha de apoio à preparação de colonoscopias, operacional todos os dias úteis, entre as 9h e as 19h. Esta nova linha pretende maximizar o sucesso e evitar a inviabilidade das colonoscopias durante a realização do exame.

Europacolon lança linha de apoio à preparação de colonoscopia
Notícias ao Minuto

14:20 - 23/04/21 por Notícias ao Minuto

Lifestyle cancro colorretal

"Em 2019, foram diagnosticados mais de 10 mil novos casos de cancro colorretal em Portugal, provocando a morte a 4275 doentes, isto é, mais de 11 doentes por dia. O cancro colorretal quando detetado precocemente pode ser curado em 90% dos casos", afirma Vitor Neves, Presidente da Europacolon Portugal, num comunicado enviado às redações

O cancro colorretal, é segunda causa de morte em Portugal, surgindo devido à produção descontrolada de células da camada de revestimento interior do cólon ou do reto, que dão origem a pólipos. Conforme estes pólipos crescem podem consequentemente transformar-se em cancro, sendo capazes de invadir os tecidos circundantes.

De acordo com Vitor Neves: "uma colonoscopia para ser concretizada com sucesso tem um protocolo de preparação muito variado e rigoroso, visto que interfere com o quotidiano do doente, logo muitos doentes ainda cometem erros e têm dúvidas, o que leva a que prejudiquem posteriormente o sucesso do exame. Criámos a Linha para tentar inverter esta situação e apoiar as pessoas que vão realizar a colonoscopia e esclarecer as suas dúvidas. Queremos melhorar a taxa de sucesso na realização de colonoscopias e acreditamos que esta linha será um excelente contributo para isso". 

A linha de apoio à preparação de colonoscopias quer assim auxiliar os doentes a esclarecer possíveis questões acerca dos protocolos de preparação prévia e garantir que o exame seja bem sucedido. Todos dos dias úteis entre as 9h e as 19h uma equipa de profissionais de saúde da Europacolon estará disponível através do número 960199492.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório