Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Sangue do cordão umbilical útil no tratamento de idosos com leucemia

Estudo aponta que o sangue do cordão umbilical tem revelado resultados promissores no tratamento da leucemia em doentes idosos, admitindo assim alastrar o espetro de doentes com acesso à transplantação de células estaminais como possível terapia.

Sangue do cordão umbilical útil no tratamento de idosos com leucemia
Notícias ao Minuto

20:00 - 21/04/21 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Leucemia Mieloide Aguda

De acordo com um artigo científico publicado recentemente na revista científica Annals of Hematology, o transplante de sangue do cordão umbilical foi eficaz em 81% dos doentes de idade avançada com leucemia, revelou em comunicado a Crioestaminal (empresa pioneira na criopreservação de células estaminais em Portugal).

A leucemia mieloide aguda é uma doença maligna rara do sangue que poder afetar crianças e jovens. Porém, apresenta uma preponderância notória a em pessoas partir dos 60 anos, registando-se 15 incidências por cada 100 mil idosos.

Nos casos mais sérios, o tratamento passa pela quimioterapia e pela sujeição a um transplante de células estaminais hemapotoiéticas, tais como as que estão presentes na medula óssea.

Todavia, os doentes seniores detêm uma probabilidade mais diminuta de terem um familiar compatível que possa ser dador de células estaminais para transplante.

A médica Bruna Moreira, investigadora do Departamento de I&D da Crioestaminal, partilha: "neste contexto, o sangue do cordão umbilical apresenta-se como uma fonte de células estaminais hemapotoiéticas muito útil, possibilitando que doentes que não dispõem de um dador de medula óssea compatível possam ser tratados recorrendo a um transplante hematopoiético".

Para efeitos desta pesquisa, de 2002 a 2017, os cientistas analisaram a evolução clínica de cerca de 1.500 doentes japoneses, entre os 60 e os 85 anos, transplantados com sangue do cordão umbilical para o tratamento de leucemia mieloide aguda.

Os pacientes foram submetidos a quimioterapia e posteriormente receberam células estaminais saudáveis, originárias de sangue do cordão umbilical armazenado num banco de células estaminais, com o intuito de reconstituir o seu sistema hematológico.

Segundo o estudo, os dados apurados apontam que 81% dos doentes alcançou a reconstituição hematológica após a realização do transplante, provando, como tal, a utilidade do sangue do cordão umbilical na transplantação de doentes com mais de 60 anos que padecem de leucemia mieloide aguda.

Entretanto, os investigadores também registaram que indivíduos com idade superior a 70 anos e que sofriam de outras comorbidades, como por exemplo do foro pulmonar ou cardíaco, apresentaram uma menor taxa de sobrevivência. Sendo assim imperativo proceder a uma seleção minuciosa dos doentes a transplantar, olhando para múltiplos fatores, incluindo a severidade da patologia e outras condições debilitantes de saúde.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório