Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

O lanche perfeito: Bolo de laranja, cenoura e chocolate

Muito fácil de preparar.

O lanche perfeito: Bolo de laranja, cenoura e chocolate
Notícias ao Minuto

16:00 - 16/04/21 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Receitas

Apetece-lhe um doce para o lanche? Sugerimos um delicioso bolo de laranja, cenoura e chocolate. A receita é do Pingo Doce:

Ingredientes

500 g farinha de trigo
1 c. de sopa canela em pó
1 c. de sopa fermento em pó
4,5 dl azeite (+ 3 c. de sopa)
200 g açúcar
200 g açúcar mascavado
6 ovos M
2 laranjas (raspa)
500 g cenoura ralada
50 g açúcar
2 laranjas (sumo)
80 g manteiga sem sal
1 laranja
1 c. de café noz-moscada
150 g miolo de avelã
200 g chocolate de culinária

Preparação

1. Ligue o forno na função estática a 150ºC.
2. Misture a farinha, a canela, a noz-moscada e o fermento. Parta os ovos para uma tigela, junte 4,5 dl de azeite e os 2 açúcares e bata bem até obter uma mistura cremosa. Adicione, delicadamente, a mistura de farinha, junte a raspa de duas laranjas, as cenouras raladas, o miolo de avelã grosseiramente picado, e mexa tudo muito bem. Reserve as laranjas para fazer o sumo.
3. Com o restante azeite, pincele uma forma redonda com cerca de 30 cm de diâmetro. Corte um círculo de papel vegetal com o mesmo diâmetro da forma e forre-lhe o fundo; molde uma tira de papel e forre a parte lateral. Pincele o papel com o azeite e verta a massa na forma, levando ao forno durante cerca de 2 horas.
4. Coloque o açúcar e o sumo das laranjas (as 2 usadas para a raspa e 2 duas) num tacho e leve ao lume. Quando levantar fervura retire do calor e deixe arrefecer. Reserve.
5. Retire o bolo do forno e pique a superfície com um palito. Espalhe por cima a calda, até que seja totalmente absorvida. Depois de frio, desenforme e coloque-o numa tábua fina de madeira.
6. Derreta a manteiga em lume muito brando. Deixe arrefecer um pouco e, com uma colher, retire e rejeite a película branca que se formou à superfície.
7. Derreta o chocolate em banho-maria ou no microondas e adicione-lhe a manteiga já derretida. Mexa com uma colher de pau até obter uma mistura homogénea. Retire do lume e continue a mexer mais uns instantes, para perder calor.
8. Coloque o bolo já frio sobre uma rede. Tenha o cuidado de pôr um prato por baixo para aproveitar o chocolate que for derramando. Com uma espátula, e em leves movimentos circulares, espalhe a cobertura por toda a superfície e laterais do bolo. Depois de a cobertura solidificar, corte a laranja em rodelas finas e decore o centro do bolo a seu gosto.

Leia Também: Está de dieta? Bolo saudável de batata-doce e amendoim

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório