Um em cada seis doentes é diagnosticado com ansiedade após contrair vírus

O estudo, publicado no The Lancet, apurou adicionalmente que um em sete indivíduos desenvolvem perturbações do foro psiquiátrico, tais como depressão, após serem infetados com o novo coronavírus SARS-CoV-2, causador da doença da Covid-19.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
08/04/2021 07:26 ‧ 08/04/2021 por Notícias ao Minuto

Lifestyle

Covid-19

Investigadores creem que o vírus pode entrar no cérebro e provocar inflamação, o que por sua vez pode levar a problemas de saúde mental e ao desenvolvimento do chamado 'nevoeiro cerebral'.

O médico psiquiatra Max Taquet, do Royal College of Psychiatrists, no Reino Unido, disse: "evidências mostram que o vírus invade o cérebro e pode causar inflamação nas células". 

"Ter Covid também pode ser muito stressante envolvendo, por exemplo, a necessidade de auto-isolamento, a perda de emprego e rendimento", acrescentou.

"Os dados apurados refletem uma série de fatores psicológicos e biológicos".

A maioria dos 236.379 pacientes estudados não foi hospitalizada com Covid.

Um número menor também sofreu de problemas cerebrais graves, incluindo AVC (1 em 50), psicose (1 em 71) e hemorragias (1 em 167) dentro de seis meses.

Paul Harrison, professor de psiquiatria na Universidade de Oxford, também no Reino Unido, afirmou: "nós não analisamos pacientes afetados por Covid persistente, mas esses achados podem se sobrepor ao 'nevoeiro cerebral' que muitos relataram". 

A Covid-19 também é conhecida por afetar as habilidades de coagulação do sangue, que podem consequente impactar no funcionamento do cérebro.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas