Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Variante do coronavírus circulou em 15 países antes de ser detetada

Uma pesquisa realizada por investigadores da Universidade do Texas, em Austin, nos Estados Unidos, indica que possivelmente uma variante não identificada do novo coronavírus SARS-CoV-2, causador da doença da Covid-19, já estava a circular por vários países em 2020, previamente a ser detetada pelos cientistas.

Variante do coronavírus circulou em 15 países antes de ser detetada
Notícias ao Minuto

09:59 - 05/04/21 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Pandemia

De acordo com o estudo, divulgado pela CNN, a variante "altamente contagiosa" terá se propagado durante meses nos Estados Unidos no ano passado. Estirpe essa do vírus que viria posteriormente a ser detetada no Reino Unido, país onde abundam mais evidências do aparecimento da 'infâme' variante B117. 

O estudo, publicado no jornal científico Emerging Infectious Diseases, indica que de facto essa cepa terá se disseminado pelo mundo muito antes de ser identificada na Grã-Bretanha. 

Para efeitos daquela pesquisa, os investigadores  analisaram dados de 15 países, estimando simultaneamente a possibilidade de viajantes provenientes do Reino Unido terem introduzido a estirpe nesses 15 locais entre 22 de setembro e 7 de dezembro de 2020. Consequentemente, os especialistas concluíram que variante B117 deve ter atingido todos os locais por volta do mês de novembro.

"Quando descobrimos a variante do Reino Unido em dezembro, esta já estava a espalhar-se silenciosamente pelo mundo", afirmou à CNN Lauren Ancel Meyers, diretora da Covid-19 Modeling Consortium da Universidade do Texas em Austin e professora de biologia integrativa.

"Estimamos que a variante B117 provavelmente chegou aos EUA em outubro de 2020, dois meses antes de sabermos que existia", contou. 

Meyers aponta que o estudo "enfatiza a importância de manter uma vigilância laboratorial" sobre a Covid-19, a doença provocada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2. 

"O sequenciamento rápido das amostras do vírus é crítico para detetar e rastrear novas variantes que podem ser problemáticas num futuro próximo", concluiu a professora. 

Leia Também: Vacina de Oxford funciona contra a estirpe brasileira, diz fonte

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório