Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Concurso Beira Interior Gourmet alargado a restaurantes de todo o país

O 2.º Concurso Beira Interior Gourmet vai decorrer de 28 de maio a 25 de julho e abrangerá, pela primeira vez, restaurantes de todo o território nacional, anunciou hoje a Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior (CVRBI).

Concurso Beira Interior Gourmet alargado a restaurantes de todo o país
Notícias ao Minuto

18:22 - 01/04/21 por Lusa

Lifestyle CVRBI

O concurso, que é organizado pelo segundo ano consecutivo, tem como objetivo dar a conhecer as criações gastronómicas dos restaurantes harmonizadas com vinhos da Beira Interior.

O 1.º Beira Interior Gourmet - Concurso de Gastronomia e Vinhos da Beira Interior decorreu entre 10 de julho e 10 de agosto de 2020 em mais de três dezenas de restaurantes da região e, este ano, a organização decidiu alargá-lo "a todo o país".

"Vamos ter na mesma o concurso na região, mas vamos alargá-lo a todo o país, porque também pretendemos colocar os vinhos da Beira Interior nos grandes centros urbanos", disse o presidente da CVRBI, Rodolfo Queirós, na conferência de imprensa de apresentação do certame.

Segundo o responsável, o objetivo será "manter e reforçar a [participação] da restauração de âmbito regional" e alargar o concurso "aos grandes centros, onde há mais pessoas e um maior consumo".

Rodolfo Queirós disse que o concurso, para além de valorizar e dar a conhecer a qualidade e a criatividade dos restaurantes e dos vinhos da Beira Interior, também pretende "dar um bocadinho de foco" aos restaurantes que têm sido afetados no seu funcionamento pela pandemia de covid-19.

O presidente do júri, Fernando Melo, crítico de vinhos e de gastronomia, que participou na conferência de imprensa por videoconferência, lembrou que o primeiro concurso teve um resultado "absolutamente extraordinário".

Este ano, com o alargamento a restaurantes de todo o país, as expectativas aumentam, por considerar que os vinhos produzidos na Beira Interior podem associar-se a um grande número de pratos.

"Nós temos naturais da Beira Interior espalhados pelo país inteiro. Ao abrirmos o leque para o país inteiro, vamos ter inscrições surpreendentes e vamos ter uma adesão muito grande. Eu conto com isso", admitiu.

O concurso abrange as categorias de restaurante "Cozinha Tradicional/Regional", "Cozinha Criativa/Evolutiva" e "Cozinha Europeia e do Mundo".

O menu a concurso (composto por entrada, prato principal e sobremesa) deverá ser acompanhado por vinhos da Beira Interior certificados inseridos na carta de vinhos de cada restaurante.

O Beira Interior Gourmet atribui, dentro da região, os prémios (diplomas) "Espaço", "Melhor Carta de Vinhos", "Melhor Cozinha Criativa/Evolutiva", "Melhor Cozinha Europeia e do Mundo", "Melhor Cozinha Tradicional/Regional", "Melhor Entrada", "Melhor Harmonização Vinho e Comida", "Melhor Integração de Produtos da Beira Interior", "Melhor Prato Principal", "Melhor Promoção", "Melhor Serviço de Vinhos", "Melhor Sobremesa", "O Melhor Restaurante" e "Revelação".

Aos restaurantes de fora da área da CVRBI serão atribuídos os diplomas de "Melhor Restaurante", "Melhor Entrada", "Melhor Prato Principal" e "Melhor Sobremesa".

O período das inscrições decorre até 16 de maio e cada restaurante definirá um menu a preço controlado, que irá estar disponível ao público durante o concurso.

A CVRBI abrange as zonas vitivinícolas de Castelo Rodrigo, Pinhel e Cova da Beira, nos distritos de Guarda e de Castelo Branco, que correspondem a uma área de 20 municípios.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório