Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 24º

Infeções em profissionais de saúde vacinados são extremamente raras

De acordo com um novo estudo, nenhum dos profissionais vacinados e, depois, infetados, foi hospitalizado ou morreu.

Infeções em profissionais de saúde vacinados são extremamente raras
Notícias ao Minuto

07:35 - 25/03/21 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Covid-19

De acordo com um novo estudo, publicado esta terça-feira no New England Journal of Medicine, e citado pela ABC News, as infeções entre profissionais de saúde totalmente vacinados contra a Covid-19 são extremamente raras. De acordo com a pesquisa, nenhum destes trabalhadores foi hospitalizado ou morreu e poucos foram infetados após as injeções.

Para chegar a esta conclusão, os investigadores examinaram os registos de saúde de mais de 36.600 profissionais de saúde na Califórnia e descobriram que menos de 1% testou positivo para o SARS-CoV-2 depois de ser totalmente vacinado - ou seja, ambas as doses, mais duas semanas para a imunidade aumentar - com as vacinas Pfizer ou Moderna.

"Este estudo confirma que as vacinas são altamente eficazes na prevenção da Covid-19", disseram os autores do estudo, Shira Abeles e Francesca Torriani, à ABC News. “Também serve como um lembrete de que as vacinas não são 100% eficazes e existem casos 'inovadores'”, acrescentaram os médicos, observando que as medidas de saúde pública precisam de permanecer em vigor para proteção de casos isolados.

O estudo teve lugar de 16 de dezembro de 2020, quando a Universidade da Califórnia, San Diego (UCSD) e a Universidade da Califórnia, Los Angeles (UCLA) iniciaram os seus programas de vacinação, até 9 de fevereiro de 2021. Após a vacinação completa, o risco de teste positivo para o vírus foi de 1,19% entre os funcionários da UCSD e 0,97% entre os funcionários da UCLA.

A pesquisa também mostrou que quanto mais avançado o processo de vacinação dos profissionais de saúde, maior a eficácia da vacina.

Dos 36.659 trabalhadores vacinados, 379 tiveram resultado positivo após a primeira dose da vacina, com a maioria desses indivíduos a testar positivo dentro de duas semanas da sua primeira injeção. Depois de receber as duas doses da vacina, 37 pessoas tiveram resultado positivo, com a maioria a apresentar resultado positivo menos de uma semana após a segunda dose. Apenas sete profissionais de saúde tiveram resultado positivo 15 dias ou mais após a segunda vacinação.

Nenhum profissional de saúde vacinado que contraiu Covid-19 foi hospitalizado ou morreu e aqueles que adoeceram pareciam ter sintomas mais leves do que os não vacinados.

Leia Também: Vacinação nas farmácias "não é opção", defende Sindicato dos Enfermeiros

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório