Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Covid-19. Estudo descobre possível tratamento em fármaco contra a lepra

Há evidências que levam a crer que o uso da clofazimina​ ode ser útil no tratamento de vários coronavírus, incluindo o SARS-CoV-2.

Covid-19. Estudo descobre possível tratamento em fármaco contra a lepra
Notícias ao Minuto

07:30 - 24/03/21 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Covid-19

Um estudo publicado recentemente na revista científica Nature leva a crer que um medicamento contra hanseníase (lepra) pode ser capaz de tratar casos de Covid-19 se esta for detetada precocemente.

Sumit Chanda, imunologista do instituto de investigação médica de Sanford Burnham Prebys, nos EUA, e a sua equipa encontram-se, de momento, a reunir fundos para os testes de fase 2 do fármaco Clofazimina, na esperança de realizarem testes em humanos.

O estudo, que testou a Clofazimina em hamsters infetados com SARS-CoV-2, mostrou que esta “bloqueia duas etapas críticas da replicação viral”, disse o imunologista Chanda. O medicamento, com propriedades antibióticas e anti-inflamatórias, impede a entrada do vírus nas células e, no caso de o vírus já ter entrado, impede o processo de reprodução do vírus, impossibilitando que faça cópias de si mesmo.

A realizarem-se, os ensaios de fase 2 administrariam a Clofazimina a voluntários que recentemente tivessem testado positivo para o vírus, junto com um grupo de placebo. “Esperamos que as pessoas que tomarem Clofazimina tenham uma redução drástica na admissão e hospitalização nos cuidados intensivos", afirma o investigador.

No tratamento da Covid-19 já são usados pelo menos três fármacos em todo o mundo - a dexametasona, o tocilizumab, e o remdesivir. A Clofazimina tem algumas vantagens face a esses medicamentos: pode tomar-se por via oral, o que permite que seja tomada em casa e não obriga à hospitalização. É, também, um tratamento barato. 

Leia Também: Crianças produzem mais anticorpos em resposta à infeção por coronavírus

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório