Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Seres humanos partilham genes com primeiras criaturas marinhas da Terra

Investigadores apuraram que animais que viveram há mais de 500 milhões de anos realizavam o processo de morte celular programada de forma similar ao nosso sistema imunológico

Seres humanos partilham genes com primeiras criaturas marinhas da Terra
Notícias ao Minuto

22:00 - 16/03/21 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Genética

Cientistas da Universidade da Califórnia em Riverside (UCR), nos Estados Unidos, apuraram que criaturas marinhas com 555 milhões de anos partilham genes com os seres humanos e com outros animais dos tempos modernos, informa um artigo publicado na revista Galileu. 

Perante a impossibilidade de extrair o ADN desses organismos multicelulares, Mary Droser e Scott Evans, investigadores da UCR, analisaram os fósseis do período Ediacarano e associaram a sua aparência e presumível comportamento ao estudo genético de seres vivos da atualidade.

O estudo divulgado no Proceedings of the Royal Society B, investigou quatro animais, entre as mais de 40 espécies que viveram no período Ediacarano: Kimberella, Dickinsonia, Tribrachidium e Ikaria.

Todos eles organismos multicelulares, sendo que grande parte detinha simetria entre os lados esquerdo e direito, assim como musculatura e sistema nervoso descentralizado.

Conforme explica a revista Galileu, os dados apurados indicam que as criaturas marinham eram capazes de reparar partes do corpo danificadas através do processo de morte celular programada, cientificamente denominado de apoptose. Constatando-se que os genes envolvidos nessa sequência são elementos centrais no sistema imunológico humano, capaz de isolar e aniquilar células infetadas por vírus ou com indícios de cancro. 

Nas palavras de Scott Evans, num comunicado emitido à imprensa: "para mim é fascinante podermos dizer que esses genes já estavam a funcionar em algo que está extinto há meio bilhão de anos".

Agora, os investigadores pretendem estudar mais detalhadamente o desenvolvimento muscular de animais primitivos.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório