Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Estudo ajuda a perceber mecanismos de interação entre moléculas chave

Um estudo liderado pelo investigador Sérgio Domingos, da Universidade de Coimbra (UC), permitiu perceber melhor mecanismos de interação entre moléculas chave no organismo.

Estudo ajuda a perceber  mecanismos de interação entre moléculas chave
Notícias ao Minuto

14:07 - 05/03/21 por Lusa

Lifestyle Estudo

Publicado hoje na revista Communications Chemistry, o estudo dá mais um passo para se compreender como funcionam os mecanismos de reconhecimento e autorreconhecimento das moléculas quirais, que têm assumido um papel importante na química farmacêutica.

O reconhecimento molecular quiral é considerado um fenómeno fundamental na ciência biomolecular, sendo relevante na produção de fármacos, por exemplo.

"O reconhecimento quiral é a habilidade que uma molécula quiral tem para distinguir entre dois enantiómeros de outra molécula quiral", refere Sérgio Domingos, explicando que "enantiómeros são moléculas que são imagens no espelho uma da outra e não são sobreponíveis, nem por rotação, nem por translação".

O investigador do Centro de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC faz a comparação com um aperto de mão entre duas pessoas, em que "uma mão direita e outra mão direita encaixam bem", mas "se uma das pessoas der a mão esquerda, as mãos já não encaixam tão bem".

"Este é um exemplo macroscópico de um fenómeno que existe à escala molecular e que tem implicações em processos químicos e biológicos. Por exemplo, muitos medicamentos são produzidos com compostos de uma só quiralidade (R ou S) porque a interação com os recetores no nosso corpo é por vezes muito diferente entre elas", acrescenta.

Além da Universidade de Coimbra, este estudo envolveu o Deutsches Elektronen-Synchrotron e a Universidade de Bochum, na Alemanha.

Leia Também: Estudo: 50% das mulheres já mudaram estilo do cabelo para serem aceites

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório