Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Novas estirpes da Covid-19: Quatro formas de minimizar o risco de infeção

As novas estirpes da Covid-19 estão a propagar-se um pouco por todo o mundo, causando medo e preocupação.

Novas estirpes da Covid-19: Quatro formas de minimizar o risco de infeção
Notícias ao Minuto

07:54 - 03/03/21 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Pandemia

Há mais uma razão para ter medo: as novas mutações do novo coronavírus podem ser altamente infeciosas, disseminarem-se facilmente e até mesmo afligir aqueles que inicialmente se pensava apresentarem um menor risco de adoecer, nomeadamente jovens e crianças, reporta um artigo publicado no jornal Times of India.

Adicionalmente, novos estudos apontam que as novas estirpes também aumentam o risco de reinfeção.

Atualmente, os cientistas ainda não chegaram a uma conclusão definitiva do quão severas ou mortais são as novas mutações do vírus.

Neste momento, um ano após o começo da pandemia, já conhecemos as medidas simples e laxistas que contribuem para a sua propagação. Mais ainda, o vírus também pode surgir quando as pessoas se tornam complacentes e as restrições não funcionam.

Eis, segundo o Times of India, quatro formas de minimizar o risco de infeção:

Use duas máscaras em simultâneo se viajar para um lugar de alto risco

No dia-a-dia não é necessário utilizar duas máscaras. No entanto, como estudos recentes têm destacado, é uma boa medida para reduzir o risco de ficar infetado, especialmente se está a expor-se ao contágio num lugar considerado de alto risco.

Caso vá a algum sítio onde se concentrem muitas pessoas, colocar uma máscara por cima da outra pode ser melhor do que usar apenas uma. 

Aumente as medidas de desinfecção, higiene das mãos

Enquanto o coronavirus pode permanecer em algumas superfícies por dias e semanas, a lavagem e higienização adequada das mãos pode aniquilar os germes e reduzir o risco de infeção

Recomenda-se que ao longo do dia lave as mãos frequentemente durante pelo menos 30 segundos. Tocar nos olhos, no nariz e boca com as mãos sujas também o expõe ao vírus. 

Tome a vacina assim que esteja disponível

As vacinas são uma ferramenta importante que ajudará o mundo na prevenção de um surto repetido do vírus. Também ajudarão a alcançar a imunidade de grupo mais rapidamente e até mesmo a restringir a gravidade da infeção.

Reduza a sua 'bolha social'

Os especialistas sugerem que os indivíduos repensem e diminuam o tamanho da sua 'bolha social', ou seja o número de pessoas com quem estão regularmente em contato

Lembre-se: cada pessoa que encontrar que esteja fora da sua 'bolha' irá aumentar risco de contrair Covid-19 e pode até tornar mais difícil o rastreamento de contato.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório