Os donos de gatos têm uma relação extremamente forte e chegada com os seus animais. E apesar de na sua grande maioria terem um conhecimento amplo da sua linguagem corporal, ainda assim estes felinos conseguem sempre surpreender - sendo que muitas vezes, o segredo está na cauda, conforme explica um artigo publicado na página online da National Geographic.
Por exemplo, quando um gato boceja, a cauda abana como se estivesse a escutar uma música inaudível para os humanos. Descodificar este e outro sinais pode ser um processo deveras confuso...
Dicas 'secretas' sobre a cauda
"Para ler os sinais que nos envia através da cauda, temos de ter em conta todo o corpo do gato", afirma Carlo Siracusa, professor na Faculdade de Medicina Veterinária da Pensilvânia, nos Estados Unidos, em declarações à National Geographic.
Como tal, um gato que abana a cauda enquanto se prepara para uma sesta, por exemplo, está-nos a avisar, "estou a descansar, mas continuo atento aos sons e aos movimentos à minha volta”, ou seja, estou a relaxar, mas não deixo de estar alerta.
Entretanto Siracusa acrescenta: "se estiver mesmo a dormir uma cauda dançante pode indicar-nos que está a sonhar".
Adicionalmente, uma cauda que 'chicoteia', num gato vigilante, pode revelar nervosismo e agressividade.
"Não lhe toque!", aconselha Siracusa.
Já num felino calmo, uma cauda no ar que forma um gancho na ponta significa um cumprimento afável, enquanto uma cauda completamente esticada pode ser indicadora de um gato potencialmente agressivo - o animal manterá postura assanhada, de costas arqueadas e com a cauda espetada.
"Uma curvatura descendente pode significar que o animal adotou uma postura defensiva", refere o especialista.
Concluindo: "num gato relaxado, a cauda assume uma posição mais baixa ou neutra".