Meteorologia

  • 23 ABRIL 2021
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 20º

Edição

"Quanto mais picante for a pimenta, maior o seu efeito afrodisíaco"

Celebrámos o Dia dos Namorados no passado dia 14 de fevereiro, mas o amor é um tema que não perde atualidade seja em que altura do ano for. E, com o amor, vêm os alimentos afrodisíacos. Será que funcionam? Será mito? Para esclarecer os apaixonados, na rubrica 'Alimento do Mês', o Lifestyle ao Minuto dá destaque à pimenta que, de acordo com a nutricionista Inês Ruivo, "quanto mais picante for, maior o seu efeito afrodisíaco". O texto que se segue é da sua autoria.

"Quanto mais picante for a pimenta, maior o seu efeito afrodisíaco"
Notícias ao Minuto

08:10 - 02/03/21 por Notícias ao Minuto 

Lifestyle Alimento do mês

Afrodisíaco é um termo que deriva do nome Afrodite, a deusa do amor, e geralmente é usado para definir algo que aumente desejo sexual.

O desejo sexual, é parte da nossa essência e uma boa libido é um marcador de saúde e de bem-estar. A falta de líbido tem inúmeras causas, desde desequilíbrios hormonais, emocionais, o uso de medicação, entre outros. No entanto é verdade que também pode estar associada ao défice de alguns nutrientes.

Embora aos olhos da ciência não exista comprovação científica sobre o efeito directo dos alimentos na líbido, a boa notícia é que os efeitos afrodisíacos dos alimentos podem ser indirectos. Na verdade alguns alimentos podem ser considerados afrodisíacos por terem propriedades estimulantes e termogénicas, isto é, aumentarem a temperatura corporal, ou por aumentarem a circulação sanguínea.

Um dos mais famosos afrodisíacos é a pimenta. Mas será que funciona mesmo?

A pimenta tem uma substância chamada capsaícina, e esta molécula, responsável pelo sabor picante, que junta várias propriedades afrodisíacas. Na verdade quanto mais picante a pimenta, maior o seu efeito afrodisíaco. A capsaícina para além de estimular a produção de hormonas sexuais, é um potente dilatador dos vasos sanguíneos, aumentando a irrigação das zonas erógenas, responsáveis pelo prazer sexual. Para além disso, é um potente estimulante pois aumenta a circulação e a frequência cardíaca, gerando uma sensação de excitação. A capsaícina também pode estimular a libertação de serotonina, a hormona responsável pela sensação de prazer e felicidade!

Entre as pimentas, podemos escolher a malagueta como uma excelente opção para um jantar romântico e afrodisíaco, pois ela possui um elevado teor de capsaícina.

Leia Também: Limão: Fruta baixa em calorias e açúcares que ajuda o sistema imunitário

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório