Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Novo tratamento pode impedir que mãe transmita VIH para bebé na gestação

Um estudo realizado por investigadores do Instituto Karolinska, na Suécia, sugere que o tratamento antiviral para o VIH pode evitar que o vírus seja transmitido da mãe para o recém-nascido durante a gravidez.

Novo tratamento pode impedir que mãe transmita VIH para bebé na gestação
Notícias ao Minuto

19:00 - 24/02/21 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Sida

A pesquisa, realizada na cidade de Dar es Salaam, na Tanzânia, e publicada no The Lancet HIV, pretendia entender como o tratamento afeta os níveis virais a longo prazo em mulheres grávidas infetadas com VIH em países mais empobrecidos, conforme explica um artigo divulgado na revista Galileu. 

De acordo com estimativas do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre VIH/AIDS (UNAIDS), 4,8% das pessoas entre 15 e 49 anos daquele país africano estão infetadas com o VIH, o vírus causador da SIDA. O que no total equivale e 1,7 milhão de indivíduos. 

Aproximadamente há oito anos, a Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou múltiplas diretrizes, nomeadamente o programa Opção B+, de forma a assegurar a prevenção e tratamento contra o VIH na gestação e após o parto em países em vias de desenvolvimento.

A ação revela que as grávidas infetadas devem iniciar a tomar de vários fármacos o mais rapidamente possível, sendo que o tratamento deve continuar pela vida toda. Os especialistas destacam que tal pode impedir um potencial agravamento da patologia na mulher e a transmissão para filhos e parceiros.

Para efeitos daquela pesquisa, reporta a Galileu, os investigadores recolheram amostras de sangue de mais de 10 mil grávidas com VIH de Dar es Salaam que tinham iniciado o tratamento por meio do Opção B+. Entre outubro de 2014 e setembro de 2016, 5,9% das grávidas da cidade eram VIH positivas. Sendo que do total de participantes, um terço já se encontrava num estágio avançado da infeção.

Estas mulheres foram monitorizadas e acompanhadas até março de 2019. Ora, os dados apurados registaram que aproximadamente 90% das gestantes mantiveram suprimidos os níveis virais até quatro anos depois de começarem o tratamento. O que por sua vez indica que é, sim, possível diminuir, ou mesmo eliminar, a transmissão vertical do VIH.

Todavia, ainda assim permanecem determinadas dificuldades em levar este tratamento avante o mais eficazmente possível. 

Segundo Goodluck Lyatuu, médico e principal autor do estudo: "os resultados apontam para alguns outros desafios importantes quando se trata de obter todos os benefícios de longo prazo do Opção B +. Como se concentrar, por exemplo, em certos subgrupos de mulheres, a exemplo de mães jovens, mães que começam o acompanhamento pré-natal tarde durante a gravidez e mães com VIH avançado". 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório